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 [Tutorial]Tutorial para Iniciantes para 2003

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MensagemAssunto: [Tutorial]Tutorial para Iniciantes para 2003    Dom Dez 12, 2010 7:08 pm

Tutorial para iniciantes

Autor: kiq08

Capítulo 1

Primeiramente é necessario ter RTP do RPG Maker 2003 e o RPG Maker 2003 instalado no computador.

Agora abra o programa, vai aparecer isso aqui:

Spoiler:
 

Logo após você ter aberto o programa, você deve criar um projeto. Lá em cima da janela vá em Projeto>Criar novo projeto, como na figura abaixo:

Spoiler:
 

Logo depois de ter feito isso abrirá a seguinte janela:

Spoiler:
 

Nela você deve dar nome ao seu jogo e ao projeto.
Logo após você ter clicado em OK, você verá esta tela:

Spoiler:
 

Agora clique com o botão direito do mouse aqui:

Spoiler:
 

Vai aparecer isso:

Spoiler:
 

Clique em propriedades e vai aparecer isso:

Spoiler:
 

Na janela acima você pode mudar desde o tamanho do mapa ate os monstros que nele vão aparecer e também e também o titleset (conjunto gráfico que vai estar no mapa) que será usado no mapa. Ok Agora que você já fez as modificações desejadas, clique em OK e comece a pintar o cenário para fazer isso selecione o gráfico que você quer usar. Lembrando que para selecionar basta clicar aonde você deseja selecionar e arrastar o ponteiro do mouse sobre toda a área que deve ser selecionada. exemplo:

Spoiler:
 

Depois clique no lugar do mapa, onde você deseja que seja colocado o objeto selecionado.

No proximo capitulo eu insinarei a usar os modos de edição.

Capítulo 2

Agora eu vou ensinar a usar os modos de edição!Logo abaixo do lugar onde se cria um projeto tem uma barra com 3 quadrados com setas em cima como na figura abaixo:

Spoiler:
 

O primeiro botão deve ser usado quando você quiser por chão,paredes,...(Não postarei imagem desse pois nas fotos acima da para ver claramente)

O segundo botão deve ser usado para por coisas de dentro da casa, objetos, enfeites,..

Spoiler:
 

O terceiro botão deve ser usado quando você quiser colocar algum evento.Como personagens no campo, etc.(Será explicado no capítulo 4)

Capítulo 3

Agora ensinarei a vocês algumas coisas do database! Vá em ferramentas>Database, ou simplesmente clique nesse símbolo na barra de ferramentas:

Spoiler:
 

Após ter feito isso,você encontrará uma janela onde você pode criar os personagens do seu jogo como na foto abaixo:

Spoiler:
 

As outras abas do database são para você criar itens,monstros,...(mas a aba dos eventos comuns não será explicada nesse tutorial pois é mais complicada, se você é iniciante recomendo que ainda não use ela)

Capítulo 4

Depois de fazer mapas vem os eventos, aperte no 3°botão(do modo de edição), vá no mapa e aperte com o botão direito e coloque em novo evento, ai você verá uma tela como na figura abaixo:

Spoiler:
 

Aperte no espaço branco abaixo do lugar onde está escrito Comandos de Eventos, clique duas vezes e aparecerá uma tela como a de baixo:

Spoiler:
 

Aí é onde botamos os eventos, existem 4 abas cada uma delas possuem diferentes ações de eventos. Procure por teletransportar para passar um carinha de um mapa para o outro. Assim quando você falar com o personagem ele te teletransportará. Agora você pode se complicar um pouco no teletransportar, ao clicar nele escolha o mapa que seu personagem vai, e escolha o tile(quadrados do mapa). Clique em OK, no quadrado rosa ao lado de Comandos de Eventos escolha um personagem ou objeto para ser como ponto de referência. Agora clique em Aplicar. Agora antes de rodar seu jogo veja se você pois seu personagem para iniciar. Procure no mapa o lugar onde você quer que ele comece, clique com o botão direito e selecione Posição inicial da Equipe.Agora para rodar o jogo vá na barra de ferramentas,vá em Jogo e depois Testar Jogo, ou simplesmente vá nesse símbolo:

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Pronto esse é o básico de um Rpg 2003 e do 2000 também.

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Autor: kiq08



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