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 Evolução - Sem Scripts!

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Eddye44
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MensagemAssunto: Evolução - Sem Scripts!   Evolução - Sem Scripts! Icon_minitimeQui Dez 16, 2010 9:46 am

Evolução por eventos (RMVX)

Olá pessoal!!!
como prometido, aí vai um tutorial contendo um sistema de evolução no RMVX apenas com eventos comuns.


Como funciona?

Isso eh simples: quando o personagem chegar num determinado nível, ele evolui de uma classe para outra (de soldado a cavaleiro, por exemplo)
mas, como fazer isso?



1º passo

crie um switch chamada 'evolução'. Coloque logo na introdução do jogo o comando switch=ON para esse switch (este switch deve estar ON quando o personagem estiver no nível que vc desejar para a evolução).
obs*: crie uma switch para cada personagem q for evoluir, e ative todas no início do jogo.


Evolução - Sem Scripts! 01


2º passo

Agora abra o banco de dados, vá na aba "habilidades", e crie uma nova habilidade chamada "evolução".
A habilidade não precisa ter nada, nem dano, nem recuperação, nem descrição, pois ela jah vai sumir.


Evolução - Sem Scripts! 02


3º passo

Agora vamos editar as classes. Primeiro, crie as duas classes que vai usar: uma menor que a outra, para o personagem evoluir da menor para a maior (no ,ru caso de "guerreiro" para "Herói"
Na classe menor, ou mais baixa, coloque para que o personagem aprenda a habildade "evolução" (que acabamos de criar), no nível que você desejar que ele evolua, como mostra a imagem:


Evolução - Sem Scripts! 03


4º passo

Ainda no banco de dados, vamos para a aba "eventos comuns".É aqui que a mágica acontece.crie um evento comum com essas especificações:
nome: Evolução
condição inicial: Processo paralelo
Switch condicional: 001-Evolução (aquele que criamos no início)

vai ficar assim:


Evolução - Sem Scripts! 04


5º passo

Crie uma condição (1ª aba do "comandos de evento"), vá na 2ª aba e marque "herói" e "habilidade". Selecione a habilidade que vc criou lá no início. Deve ficar como a imagem abaixo:

Evolução - Sem Scripts! 05


6º passo

Dentro da condição, vc vai inserir um evento de "mudar classe". Escolha o herói a evoluir (aquele que vai aprender a habilidade) e selecione a 2ª classe, a classe para a qual ele evoluirá.

Evolução - Sem Scripts! 06


7º passo

Agora coloque um efeito sonoro (sugiro o "sound2.mid", do RTP), coloque tbm uma mensagem: "Personagem evoluiu de Guerreiro para Herói", por exemplo.
por fim, coloque um comando de switch para trocar de ON para OFF aquele switch q vc criou logo no início do tutorial.


Evolução - Sem Scripts! 07


8º passo

Pra terminar, certifique-se que o personagem inicial comece como guerreiro, ou seja, a classe mais baixa.

Evolução - Sem Scripts! 08



TERMINADO!!!

Mas, antes que alguem pergunte: "mas eddye, como eu sei q isso funciona?", jah vou disponibilizar uma maneira rápida para testar o sistema, e comprovar que ele funciona:



Como testar

Crie um mapa, coloque-o como posição inicial do personagem, e crie um evento assim:

Prioridade: Abaixo do herói
Iniciar Quando: Ao tocar herói
opcional: vc pode colocar um gráfico de chão, hexagrama, algo pra vc saber onde está o evento

Insira nesse evento um comando de Switch=ON para aquele switch, conforme explicamos.

Evolução - Sem Scripts! 09

Insira neste mesmo evento, um comando de "mudar nível do herói". Seu personagem cmeça no nível 1, então coloque para aumentar tantos níveis quanto necessário para aprender a habilidade "Evolução" (No meu exemplo, exigia nível 20 para aprender a habilidade, então eu coloquei "aumentar 19")


Evolução - Sem Scripts! 10


Agora eh soh dar o play. assim q começar, abra o menu para ver a classe do seu heroi. eh a classe mais baixa.
passe por cima do evento e... Bang! Seu personagem evoluiu! Abra o menu novamente para verificar.


Agora sim... TERMINADO!

espero q v6 gostem e entendam!!!
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