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 Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online

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MensagemAssunto: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online   Sex Dez 17, 2010 6:50 am

Todas as aulas de GM Online forão autorizadas pelo João Neto. Por Favor Respeitem



Mais uma vez eu começo uma aula com muita teoria. Porém, a teoria é extremamente indispensável no desenvolvimento, por isso devemos sempre nos focar nela. Vamos lá.

A maioria dos makers quer fazer um jogo online. Procuram engines e mais engines para não perderem tempo com desenvolvimento, para que seu jogo possa ser lançado o mais rápido possível. Porém, a maioria deles não tem a mínima idéia de como funciona a comunicação via TCP/IP e porque o jogo precisa de um servidor, entre outras coisas.

Então vamos começar do início.

Toda vez que você, no seu computador, abre o Client(aplicação EXE do seu jogo) do seu Ragnarok, e tenta "Logar" no servidor, o que acontece...
Seu PC, estando conectado à internet por qualquer meio (Modem, ADSL, Cable, 3G, Etc...) faz com que o mesmo possua um IP.
Quando fazemos qualquer coisa na Internet, abrimos uma página, conversamos no MSN, ou qualquer outra coisa, seu computador e os computadores espalhados pela nuvem que é a internet trocam informações, e para isso serve o IP.
O IP é uma chave, que torna sua conexão com a internet unica para que não haja conflito durante a "conversa" entre o seu computador e a Net.
Quando você tenta logar no seu jogo favorito, você está enviando informações pela rede e aguardando respostas da mesma. Por esse motivo é chamado de Comunicação, pois sua máquina fala e ouve, e todas as máquinas na rede ouvem e respondem.

Mas o que fazer jogos online e isso dae de cima tem a ver??TUDO !!
Quando você tenta se logar, você envia uma pergunta ao servidor do jogo, que por padrão já possui um IP/porta que ele deve acessar na rede e, quando ele acessa o mesmo, dentro daquela máquina há um aplicativo que todos chamam de server, o Listener.

Mas que raios é um Listener??
Listener é a aplicação que, através de uma configuração TCP/IP de IP e Porta, está "Ouvindo" aquela porta. Ouvindo sim, ela está aguardando chegar alguma coisa ali, para que ela possa interpretar e, se interpretado, devolver uma resposta a quem perguntou.
Ao tentar logar, o seu Client envia uma pergunta para aquele IP/Porta, aguardando que, do lado de lá, haja um Listener, que vai ouvir a pergunta, interpretar, e responder para o seu Client "Seja bem vindo Fulano !!" se ele te reconhecer ou "Você não possui usuário e senha aqui seu atoa" se ele não te reconhecer.

Então pense neste Fluxo:

O que a sua aplicação Client deve fazer??

•Efetuar conexão com o Listener
•Enviar dados para ele
•Receber dados dele
•trabalhar os dados recebidos

O que o seu server(Listener) deve fazer??

•Aguardar conexões de Clients
•Ouvir o que foi perguntado
•responder para os N clients conectados as perguntas feitas
•Compartilhar dados entre os Clients

Tudo bem, não entendi nada do que você disse, e agora??

Se você entendeu os dois ultimos itens, já é um começo. Será a partir deles que vamos começar o desenvolvimento de um jogo Online simples, para ser jogado por duas pessoas(um Pong) e iremos evoluindo até o início de um MMO básico.
Várias pessoas podem dizer que existem milhares de milhoes de exemplos disso na net, e realmente tem, porém eu estarei dando as MELHORES DICAS, mostrando as MELHORES ENGINES e principalmente respondendo às MAIORES DÙVIDAS.

Para começar, Usaremos um GM que funciona, a versão 6.1.
Para quem ainda não tem baixe aqui.
Eu não estarei ensinando GM aqui. Nossas lições estarão focadas no desenvolvimento Online.
Então, se você ainda não sabe como colocá-lo no modo avançado, criar sprites, Objects, Rooms, e principalmente Scripts, acho melhor começar seu aprendizado em outros tutoriais.

Para os mais curiosos, saibam que irei ensinar:

•Criando Clients e Servers
•Enviando/Recebendo Dados
•Criando um Chat
•Criando o primeiro game com movimento
•Banco de dados - Básico
•DB - Criando um sistema de Login
•DB - Iniciando um game com Conta
•DB - Criando um MMO básico

Eu pretendo que os itens acima sejam só o começo. Como todos sabem, meu tempo é meio curto, e estou tentando me decidar ao máximo para que todos possam, como eu, se maravilhar com o GM.

Até a próxima Lição.



Créditos Total a João Neto Como Forma de Pagamente Acessem seu Site: http://www.deploy.net.br



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