Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
A Equipe Central RPG Maker deseja a todos Boas Vindas!
Olá galera venho aqui pedir para ajuda a vocês pesso que postem conteúdo em nossa comunidade irei ajudar a vocês também.
Agora nossa comunidade também tem o famoso projeto de ouro porem da nossa comunidade leva um nome diferente leva o nome Osca de Ouro entre no tópico de Notícias e fique por dentro das novidades.

 

 [Script] Aula 1: Conceitos Básicos de Programação

Ir para baixo 
AutorMensagem
..:: P.V Supreme ::..
Membro
Membro
..:: P.V Supreme ::..


Sexo : Masculino
Mensagens : 241

[Script]  Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Empty
MensagemAssunto: [Script] Aula 1: Conceitos Básicos de Programação   [Script]  Aula 1: Conceitos Básicos de Programação Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 9:00 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
COMEÇANDO:
É de extrema importância que antes de começar a criar/editar scripts, você tenha alguns conceitos básicos sobre programação orientada à objetos. É sobre isso que trataremos na nossa primeira aula, que será bem breve, mas muito importante.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A linguagem RGSS é uma linguagem orientada à objetos, vamos assim ao nosso primeiro conceito.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O que são Objetos ?
Definição geral: São as entidades que compõem um programa. (no nosso caso, scripts)
Cada objeto é responsável por executar determinadas tarefas.
O conjunto de tarefas que um objeto realiza define seu comportamento.
Objetos são manipulados através de seus métodos.
Um método consiste de uma seqüência de instruções que acessam dados.
Quando se executa um método não é necessário conhecer seu conjunto de instruções. O importante é saber a tarefa que o método realiza.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo:
Imagine um lápis, ele é o seu objeto, se o lápis é o objeto o que seriam os métodos? Escrever, apontar, por exemplo, a princípio você pode pensar que um objeto é como um lápis, uma cadeira, ou seja um objeto propriamente dito, já os métodos são instruções ou comandos do objeto, no caso do lápis, eu posso escrever ou posso apontar, esses são os métodos que o nosso lápis em questão disponibiliza.

Consideramos como estado o modo que o nosso objeto se encontra, ou seja, se a lâmpada está acesa o estado dela é 'acesa', daí tiramos que:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Método: comando ou instrução que pode ou não (vamos deixar esse ou não pra mais tarde) modificar o estado do objeto.Estado: é como o objeto está no momento, é como as características dele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Atributos são características dos objetos, no caso da lâmpada, temos uma característica, o estado dela, se está acesa ou não, em objetos mais complexos temos mais atributos, por exemplo em uma caixa temos a largura a altura etc... (em um char do RGSS, temos hp, sp, str...)Tipo danem-se as lâmpadas e as caixas, o que eu quero é RGSS
Bom menos enrolação e mais conteúdo, se você está se perguntando o que são essas coisas ou pra que servem, vamos a uns exemplos práticos...

Primeiro abra o seu editor de scripts, vamos analisar o que são objetos e quais são seus atributos e estados. Sempre que você encontrar class , esse alguma coisa é um objeto, veja que são muitos: Game_Character, Scene_Title, Spriteset_Map... Para os atributos, é bem fácil saber como identificá-los, basta procurar nomes com @ antes, todos eles são atributos, nos personagens temos, @hp, @sp, @maxhp, @str, @agi... E os estados? Um personagem pode estar morto não é? Isso pode ser considerado um estado (@hp == 0), mas não o único ^^. Não vou me aprofundar demasiadamente nessa parte pois isso nós aprendemos e compreendemos melhor com a prática! Após ler algumas aulas, voltem nesta e vejam como ficará mais claro!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tags de Busca

RGSS
Curso
Conceitos Básicos


..:: Crédito ::..
Total a: Anderson Porto...
Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::..


..:: Agradecimentos ::..

Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto...
Ir para o topo Ir para baixo
https://centralrpgmaker.forumeiro.com
 
[Script] Aula 1: Conceitos Básicos de Programação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Script]Aula 2: A Programação e as Operações Lógicas
» [Script]Aula 3: Classes e Métodos
» [Script]Aula 6: O Ponto Crítico!
» [Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1
» [Script]Aula 5: As Operações Lógicas parte 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Rpg Maker XP :: Scripts :: Curso RGSS-
Ir para: