InícioFAQBuscarMembrosRegistrar-seLogin
A Equipe Central RPG Maker deseja a todos Boas Vindas!
Olá galera venho aqui pedir para ajuda a vocês pesso que postem conteúdo em nossa comunidade irei ajudar a vocês também.
Agora nossa comunidade também tem o famoso projeto de ouro porem da nossa comunidade leva um nome diferente leva o nome Osca de Ouro entre no tópico de Notícias e fique por dentro das novidades.

Compartilhe | 
 

 Aula 7: Nossa 1ª Scene!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
..:: P.V Supreme ::..
Membro
Membro


Sexo : Masculino
Mensagens : 241

MensagemAssunto: Aula 7: Nossa 1ª Scene!   Dom Dez 19, 2010 11:32 am



Começando
Para iniciar uma scnene, não podemos utilizar métodos quaiquer. Em uma scene e em vários scripts utilizamos métodos especiais chamados de construtores, são eles:

initialize
Método de inicialização, usamos geralmente para inicializar atributos e coletar parâmetros do mundo externo (outros scripts).

main
Método principal, onde estabelecemos o conteúdo da scene e o seu loop principal.

O loop
Na verdade essa aula seria sobre loops, porém deixaremos para a próxima, o que nos interessa saber é que um loop é um ciclo, ele tem a mesma funcionalidade do comando ciclo dos eventos.
Loop é um comando que executa continuamente um conjunto de comandos que estabelecemos até que utilizemos um comando para parar.


Exemplo:
Código:

l = 5
loop do
  l += 5
  if l > 2000
    break
  end
end
Nesse exemplo, definimos que l vale 5 e depois entramos em loop, nele fomos somando 5 até chegar a 2000, ai finalizo o loop com o comando break

return e break
Eu já havia falado do comando return, venho agora trazer o comando break, os dois tem quase a mesma função, vamos as diferenças.
Código:

var = rand(4)
if var == 3
  var += 3
  return
else
  break
end
var += 10
Nesse código, definimos que var será um número qualquer, se var assumir o valor 3 ela soma mais 3 e ai aparece o comando return, com esse comando o script encerra o método e vai para o último end do próprio (não do script, do método) assim não soma 10, porém se var não assumir o valor 3 aparece o comando break, esse comando leva a execução para após o 1º end que encontrar, nesse caso, irá somar 10. (claro que mesmo sem o break ele iria somar, mas minha criatividade pra exemplos está baixa)


Botando em prática
Vamos criar hoje uma scene simples, será uma tela de apresentação, para isso crie um novo espaço acima do main e coloque a nossa classe
class Scene_Presets
Mude o nome como quiser, agora vamos ao primeiro método, o nosso construtor, como não utilizaremos parametros, até por que não vimos isso ainda, vamos assim para o método main, assim:
def main
Agora entramos em um problema, como nosso script será iniciado bem no início do programa, temos que inicializar o sistema, com o tempo veremos mais detalhes a respeito agora nos basta:
$data_system = load_data("Data/System.rxdata") #vai carregar o sistema da pasta data
$game_system = Game_System.new #estabelecemos o objeto game system, inicializando-o (ele tem um construtor como o nosso)
Feito isso, precisamos criar o conteúdo do nosso script, vamos usar então uma imagem já que ainda não sabemos fazer janelas. Vamos chamar nossa imagem de @logo, assim:
@logo = Sprite.new #dizemos que #logo é uma sprite(imagem)
@logo.bitmap = RPG::Cache.title("Imagem.png") #aqui dizemos qual imagem iremos utilizar no nosso script, como deixei a imagem ficará na pasta title com o nome Imagem.png.
Antes de prosseguir, crie uma imagem para ser o logo, fáça-a com 640x480 píxels (tamanho da tela) e insira-a dentro da pasta titles!
@logo.opacity = 0 #estabelecemos uma opacidade para a imagem
@opacity = 0 #estabelecemos uma variável para nosso efeito de fade
Graphics.transition #estabelece que os gráficos irão se alterar
Agora criamos nosso loop
loop do
Graphics.update #serve para atualizar a tela
update # método update que faremos a seguir
if $scene != self #condição, se a scene for diferente da scene que estamos trabalhando
break #termina a execução do loop
end
end
terminado o loop, finalize o método.



Vamos agora fazer nosso método de atualização, como vimos o nosso loop, irá executar continuamente um método chamado update, temos agora que definir o que nosso método fará cada vez que for executado.

def update
@opacity += 1
@logo.opacity = @opacicy
if @opacity > 255
$scene = Scene_Title.new
end
end

Explicando...
Precisamos definir o que será feito cada vez que o update for executado, nossa tela de logotipo terá o efeito de fade, ou seja, começa transparente e vai aparecendo, é por isso que estabeleci uma variável, a que chamei de @opacity, cada vez que eu executar a atualização, a minha variável aumentará em 1 o seu valor, após isso defino que a opacidade do objeto @logo, terá o valor da variável @opacity, para finalizar crio uma condição, quando a variável chegar em 255, abrirá a tela de título!!
Para usar a scene, vá no main e mude o Scene_Title.new por Scene_Presents.new, você não precisa chamar nenhum método pois usamos um construtor.



Tags de busca

RGSS
Scene
loop
eturn
break


..:: Crédito ::..
Total a: Anderson Porto...
Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::..


..:: Agradecimentos ::..
Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://centralrpgmaker.forumeiro.com
 
Aula 7: Nossa 1ª Scene!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Photoshop - Vídeo Aula][Criação de Styles - By Flash]
» [Iniciante][Video-Aula][ON]Video aula sign completa no ps, e animada no flash !
» [Video-Aula] Sign GFX Clean
» #IAJ Aula 05 - Pontuação
» Operadores Bitwise – Matemática Lógica Aula 2 de 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Rpg Maker XP :: Tutoriais-
Ir para: