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 Aula Extra 1: Nomeclaturas

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MensagemAssunto: Aula Extra 1: Nomeclaturas   Dom Dez 19, 2010 1:01 pm



Introdução
Lancei essa aula pois nosso amigo maker ronangpjr fez algumas perguntas muito pertinentes. É possível usar acentos, fazer métodos ou classes com quaisquer nomes? Venho através dessa pequena aula teórica solucionar essas dúvidas que podem estar surgindo com todos.


Nomes
Como todos ja sabemos, quase tudo o que fazemos precisa ser nomeado, classes, métodos, instâncias, variáveis. Tudo precisa de um nome, mas como batizar as coisas????

Classes

Cada palavra do nome deve começar com letra maiúscula: Calculadora, Game_Actor, Scene_Map;
Se tiver mais de uma palavra, separe-as com "_", em geral, tente evitar classes com 3 nomes, 2 ja bastam: Game_Map, Scene_Menu;



Métodos

Todos os métodos devem ter apenas letras minúsculas: main, initialize, update;
Tente ao máximo, fazer métodos com uma palavra só, mas se tiver que usar 2 ou mais, separe com "_": update_graphics, read_save_data;



Parâmetros

Sempre use com letras minúsculas;
Parâmetros, em geral, têm apenas uma palavra: skill_can_use?(skill_id), attack_effect(attacker);


Instâncias e Variáveis

Todos os objetos devem ter apenas letras minúsculas: @command, $game_actors;
A regra para palavras múltiplas é a mesma para os métodos, sempre separe com "_": @message_text, @battler_name;


Geral

Nunca use acentos ou ç em qualquer linguagem de programação, pois não é usual;
Sempre dê nomes coerentes as coisas, que dêem uma idéia do que é aquilo, isso é crucial quando outras pessoas estiverem editando seu script, possam saber onde estão os dados;


Importante
Se você desobedecer a todas essas regras, seu script irá funcionar da mesma forma, mas existem certas regrinhas que é muito aconselhável que sejam utilizadas! Isso facilita a vida de quem edita os seus sistemas e também deixa os scripts com uma aparência melhor!

Importante
Meu amigo KJr me mandou uma PM com alguns conteúdos bem interessantes sobre a aula, como creio essas informações sejam de grande valia aos nossos estudos, irei transcrever o que me foi passado.

Sobre as Classes
"O nome de uma classe ou módulo necessariamente começa com letra maiúscula, porque o interpretador gera uma constante a partir do nome da classe, e constantes começam com letra maiúscula."

Nos Métodos
"Nome de métodos devem começar com qualquer letra (ou _), e podem ter ? ou ! ou = no final do nome. E alguns operadores podem servir como nomes de métodos." (Não é usual começar nomes com "_", mas vocês verão mais a frente que nomes terminados com "?" são muito úteis)

Sobre Variáveis
"Nome de variáveis devem começar minúsculas (ou _). Se for uma variável de instância, de classe ou global, ela deve começar com @, @@ ou $ e depois uma letra minúscula (ou _)."

"E não há problema em usar letras maiúsculas e/ou números depois do primeiro caractere.
akd4nDNsnFnsSjj3 seria um nome válido para variável local ou método (só que ninguém usaria)." (Mas como ja vimos, é convencional, não criar nomes como uPdAtE ou coisas do gênero, assim como usar "_" para separar palavras também é por convenção.)




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