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 Aula Extra 2: Operações Matemáticas

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MensagemAssunto: Aula Extra 2: Operações Matemáticas   Dom Dez 19, 2010 1:10 pm



É o seguinte, muitos ja devem ter visto este tutorial na seção de dicas e truques, mas como ele é interessante ao nosso conteúdo. Estou repassando ele, eu fiz algumas edições e reformatei, espero que seja útil a todos. Obs.: Esta aula é aplicável à RGSS2
Galera no rgss/rgss2, as operações podem ser feitas de várias formas, tentarei colocar as principais.



Considere, a, b, n, i e outras letras, variáveis quaisquer.

Operações Básicas
Soma

1)modo simples
a + b (use no meio de argumentos ou comandos)
2)modo de ingualdade
n = a + b (iguala n a soma dos números a com b)
3)modo simplificado
n += a (soma a variável n o valor d a)

Usarei os modos com números a partir d agora


Subtração
1) a - b
2) n = a - b
3) n -= a


Multiplicação
1) a * b
2) n = a * b
3) n *= a


Divisão
1) a / b
2) n = a / b
3) n /= a


Resto
Use para saber o resto de uma divisão de a por b
1) a % b
2) n = a % b
2) n %= a


Operações Avançadas

Potência
1) Math.ldexp(x, exp-1)
2) n = Math.ldexp(x, exp-1)
x é o número a ser elevado (base)
exp-1 é o expoente, coloquei -1 pq você tem que colocar um número a menos do que a potência desejada, por exemplo 2³, se usar Math.ldexp(2, 3) dá 16, pra dar 8, use Math.ldexp(2, 3)


Raiz
1) Math.sqrt(x)
2) n = Math.sqrt(x)
eu só sei fazer raiz quadrada, pra fazer outras raízes use Math.ldexp(x, (1/exp-1)) ou seja use o comando da potencia mas ao invés de colocar o exp-1, use 1/(exp-1)


Logarítmo
Log de base 10
Math.log10(x)
Log de base e
Math.log(x)


Funções Trigonométricas
Aqui x é um ângulo em rad!

Seno
Math.sin(x) [/color]

Cosseno
Math.cos(x)

Tangente
Math.tan(x)

Cotangente
Math.erf(x)

Arc-Seno
Math.asin(x)

Arc-Cosseno
Math.acos(x)

Arc-Tangente
Math.atan(x)

Sabe outas funções? É só postar.

Hipotenusa
Math.hypot(x, y)
x e y são catetos


Constantes e Vazio

Pi
Math::PI

e
Math::E

Vazio
nil

Operações Complementares

Módulo
use o código
n = var (coloque em var a sua variável)
if n < 0
n *= (-1)
end
ou seja se n for menor que 0, n fica positivo


Porcentagem
use n = var * por/100
ou seja, iguale n a variável (var) que você quer pegar uma porcentagem, "por" é a porcentagem que vc quer, use 100.0 para adicionar casas após a vírgula ao invéz de 100, lembrando que * vai pegar a porcentagem e / adiciona a porcentagem no número


Número Randomico
padrão: rand(n), com isso vc recebe um número qualquer entre 0 e n-1,
complemento:
n = a - b
m = rand(n)
o = a + m
Com isso "o" será igual a um valor randômico entre a e b!!!



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Operações
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