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 Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 2 - Criação de chars - Roupas

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AutorMensagem
Leonardo de Oliveira
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Sexo : Masculino
Mensagens : 10

MensagemAssunto: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 2 - Criação de chars - Roupas   Qua Maio 18, 2011 8:38 pm

Introdução

Olá!
Venho trazer mais uma aula de minha série! Esta é a aula 2.
É um pouco simples, pois eu a simplifiquei, e nela eu vou ensinar como fazer roupas em chars.

Dados

Criador da aula: Leonardo 17/Leonardo de Oliveira/Olifer (no caso, eu);
Aula: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 2 - Criação de chars - Roupas;
Engine: RPG Maker XP;
Template utilizado: Template original do RPG Maker XP (podendo ser utilizado outros templates também);
Programas utilizados: Qualquer programa em que se possa pixelar. Exs.: Paint, GraficsGale, Gimp, etc;
Nível: Fácil.

Aula

Bem, vamos começar.
Primeiramente, como sempre, separe as core que serão usadas. Nesta aula eu usei apenas duas cores, com cinco tons cada.

1. Faça o lineart da parte de cima da roupa. Bem simples, só fazer um contorno. O template é uma boa referência. Depois, preencha tudo que estiver dentro do lineart com uma cor da paleta.
No meu, ficou assim:
Spoiler:
 

2. Agora repita o procedimento com o restante da roupa (calça, calçado).
Spoiler:
 

3. Agora vamos enfeitar a roupa do personagem. Podemos colocar acessórios extras na roupa, fazendo o seu lineart. Pode ser um cinto, um lenço, luvas, etc.
No meu caso, fiz uma jaqueta e luvas:
Spoiler:
 

4. Agora chegou a hora "menos fácil"! Razz Não se assuste, é simples também! Se trata do sombreamento. É só você imaginar onde ficarão os pontos mais claros (luz) e os pontos mais escuros (sombra). Para isso, imagine onde será a fonte de luz. Com ela ficará muito mais fácil saber onde deve ficar claro e onde deve ficar escuro.
O exemplo abaixo é de fonte de luz central:
Spoiler:
 

5. Depois disso, vamos primeiramente iluminar.
Algumas dicas de sombreamento:
Sombra: usada em lugares em que a luz não bate ou não bate com força. Coisas que ficam embaixo de outras, profundidades, etc.
Luz: usada em lugares que a luz bate com mais intensidade. Relevos, lugares bem expostos, etc.
Agora, fica mais ou menos assim:
Spoiler:
 

6. Agora já sabemos onde está mais claro. Vamos, então, imaginar onde ficará mais escuro. Depois, use as cores mais escuras para sombrear.
Spoiler:
 

Resultado. Depois de sombrear todo o char, o resultado:
Spoiler:
 

Final

Bem, espero que tenha conseguido explicar bem e que gostem!
Quem quiser, pode postar o seu resultado aqui! Qualquer dúvida, pode perguntar que eu estarei aqui disposto a responder!

Créditos

Eu, Leonardo, por ter criado a aula.
Gostaria de agradecer a Lilialine também.

vlw
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