Cartas de Aprisionamento de poderesFalaí galera!!!
Toh aki pra postar + 1 tutorial pra v6.
Estava eu aki pensando e aí eu pensei: "como eu posso colocar um sistema que use cartas no jogo?"
e respondi: "eu posso criar um sistema para aprisionar os inimigos em cartas...
ou então para aprisionar apenas sua habilidade especial! Assim, depois eu posso usá-la contra um outro inimigo!"
resumindo: aqui nós vamos aprender como
aprisionar a habilidade de um inimigoem uma carta, e usá-la como se fosse uma habilidade suaé bem complicado, então preste atenção.
1º Passo - Crie o InimigoComeçaremos criando o inimigo cuja habilidade será aprisionada em uma carta.
para o exemplo, eu usarei o inimigo "abelha", pré definido pelo rtp. Repare que a abelha possui uma habilidade: "ataque venenoso". Lembre disso.
- Spoiler:
2º Passo - Crie os ItensCrie 2 itens - 1 com a carta em branco e 1 para a carta com o poder aprisionado.
Carta em Branco:
-nome: Carta Branca
-Descrição: Carta usada para aprisionar habilidades inimigas
-Afeta: Um só inimigo
-Usável em: Apenas batalha (Isso impede que vc desperdice uma no menu)
-Consumo: Coloque "SIM" (senão vc nao vai gastar cartas, aí fica fácil)
-Evento Comum: Selecione o nº do evento comum, que será configurado no 4º passo.
Carta como poder:
-Nome: Carta (Nome do inimigo do poder aprisionado. ex: carta abelha)
-Todos os outros campos devem ser preenchidos igualmente aos da habilidade a ser aprisionada. (no exemplo, ataque venenoso)
- Spoiler:
carta branca:
carta com poder = habilidade aprisionada:
3º Passo - Crie o grupo de inimigosPrimeiro selecione a quantidade de inimigos neste grupo. Isso fica a seu critério, para o exemplo, coloquei 2 abelhas.
Repare agora, que na parte de baixo, existe um quadro chamado "eventos". É aqui que a mágica começa.
Coloque como condição 1 switch "chamada aprisionou"=ON.
Coloque os seguintes comandos:
<>
Mudar item:[carta abelha] <>Mensagem: "Ataque venenoso de Abelha foi aprisionado!"
<>
Opções de switch: (xxxx)Aprisionou=OFF- Spoiler:
4º Passo - Crie o evento comumCrie o evento comum (com o nº que vc escolheu no 2º passo, na carta branca)
coloque o nome de "carta branca" e em condição inicial coloque "Nada". agora os comandos:
- primeiro criaremos uma variável de nome "chance de capturar" e a randomizaremos, isto é, colocaremos para "substituir" e em
aleatório de 0 a 100
- Spoiler:
- agora criaremos uma condição:
Coloque "variável, e selecione a variável que
randomizamos anteriormente.
coloque também "menor ou igual" e coloque a porcentagem de chance de capturar. (isso independe do hp ou estado do inimigo; se deseja que a chance seja de 30%, coloque 30.)
Não esqueça de deixar marcado o campo "Adicionar exceção"
- Spoiler:
-Dentro da condição, coloque apenas um comando para ativar o switch "aprisionou". Isso ativará o evento que colocamos em "grupos de inimigos"
-Dentro da exceção, coloque uma mensagem de falha. (não precisa colocar comando para diminuir 1 carta)
seu evento comum vai ficar assim:
<>
Opções de Variável: [0001:Chance de Capturar]=Aleatório = (0..100)<>
Condição: Variável [0001:Chance de capturar]<=30 <>
Opções de Switch: [0001:Aprisionou]=ON <>
:
Exceção <>Mensagem:
-,-, Normal, Abaixo:
:Falhou!:
FIM<>
- Spoiler:
5º Passo - Jogue!Agora é só jogar, e conferir por si mesmo os resultados
CriadorEddye 44, eternamente
BugsSó um: quando vc usa a carta, aparece uma mensagem dizendo: "(inimigo) não causou efeito algum"
isso acontece pq nós criamos um item para usar em batalha (aparentemente) sem efeito.
se alguem souber como consertar isso, por favor, me avise.
imagino que seja possível apenas com scripts...
Demo:Espero que tenham gostado, deu muito trabalho!