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| Assunto: [Tutorial]Jogo de Tiro em Plataforma[Parte 3] Dom Dez 12, 2010 5:11 pm | |
| Autor: Isaias A Falta de tempo (e preguiça), não estavam deixando eu fazer a ultima parte, mais vamos lá xD~ nas outras partes do tutorial nóis tratamos da arma e do controle de tiro, agora vamos fazer o personagem Crie Um Objeto Chamado, Obj_colisor, e use uma sprite qualquer(de preferencia 32x32) e marque como sólido Criemos o Objeto do Player(se não criou ainda), e coloque a sprite do retângulo pretin ...colocaremos um salto triplo no nosso bonequin! Vamos Colocar no Create: - Código:
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max_tiros = 20; tiros=0; pulos=0 Agora Vamos Colocar no Step: - Código:
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if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5 }else{ //senão gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado }
if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar para esquerda detectando colisão if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o "3", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar
direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de acordo com a posição do mouse Agora coloque na colisão com o obj_colisor: - Código:
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move_contact_solid(direction,12); vspeed=0; pulos=0; Como disse no começo, não tenho tido muito tempo, portanto, qualquer erro em qualquer parte do tutorial é normal, apenas me avise, caso algo não dê certo, que eu dou uma revisada! | |
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