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 [Tutorial]I.A. do Inimigo(para jogos de plataforma).

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MensagemAssunto: [Tutorial]I.A. do Inimigo(para jogos de plataforma).   [Tutorial]I.A. do Inimigo(para jogos de plataforma). Icon_minitimeSáb Dez 11, 2010 8:45 pm

Autor: Thiago_o_programador

Hoje vou ensinar a criar uma inteligência artificial simples.
No CREATE, vamos criar algumas variáveis:

Código:
image_speed=0.3
parado=true
correndo=false
 cor=0
 pulando=false
abaixando=false
bloqueando=false
 hit=false
 per=0
 morrendo=false
 perdendo=false
atack1=false
 atack2=false
 no_chao=true
 direita=false
vida=100
max_vida=vida
alarm[0]=5+round(random(15))

No STEP, coloque:

Código:
 if place_free(x,y+1) {gravity=0.5}else{gravity=0} if vspeed>12 {vspeed=12}
if parado=true {sprite_index=spr_parado hspeed=0 correndo=false cor=0}
if correndo=true {sprite_index=spr_correndo parado=false
if hspeed>0 {direita=true}else{direita=false}}
if pulando=true and atack1=false and atack2=false
    {sprite_index=spr_pulando if vspeed>0 {image_index=1}else{image_index=0}}
if abaixando=true {sprite_index=spr_abaixado}
if bloqueando=true {sprite_index=spr_bloqueando}
if hit=true {sprite_index=spr_hit image_index=0}
if per>4 {perdendo=true}
if perdendo=true {sprite_index=spr_perdendo parado=false correndo=false}
if morrendo=true {sprite_index=spr_morrendo image_index=3}
if atack1=true
    {sprite_index=spr_atck1 parado=false correndo=false}
if atack2=true
    {sprite_index=spr_atck2 parado=false correndo=false}
if direita=true {image_xscale=1}else{image_xscale=-1}
if distance_to_object(obj_block)<1 and vspeed>0
    {move_contact_solid(direction,12) vspeed=0 pulando=false parado=true no_chao=true}
if correndo=false and pulando=false {hspeed=0 cor=0}
if cor=1 {hspeed=8}if cor=2 {hspeed=-8}
if vida=0 or vida<0 {morrendo=true atack=0}

No ALARM[0], coloque:

Código:
 alarm[1]=10+round(random(20))
alarm[2]=13+round(random(23))
alarm[6]=25+round(random(35))
alarm[3]=17+round(random(27))
alarm[4]=30+round(random(45))

No ALARM[1], coloque:

Código:
if atack=0 and morrendo=false {parado=false correndo=true
    if obj_player_basico.no_chao=false {cor=1+round(random(2))}
    else{if obj_player_basico.x<x {hspeed=-10}else{hspeed=10}}}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[2], coloque:

Código:
if atack=0 and morrendo=false {parado=true correndo=false}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[3], coloque:

Código:
if atack=0 and hit=false and morrendo=false and parado=true {atack1=true parado=false correndo=false}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[4], coloque:
Código:
if atack=0 and hit=false and morrendo=false and parado=true {atack2=true parado=false correndo=false}
alarm[0]=5+round(random(15))

No ALARM[5], coloque:

Código:
 hit=false
alarm[0]=5+round(random(15))

No OUTSIDE ROOM, coloque:

Código:
if hspeed=10 {hspeed=-10}if hspeed=-10 {hspeed=10}
if cor=1 {cor=2}if cor=2 {cor=1}

No ANIMATION END, coloque:

Código:
 atack=0
if atack1=true {instance_create(x,y,obj_atack1_ini) atack1=false parado=true}
if atack2=true {instance_create(x,y,obj_atack2_ini) atack2=false parado=true}
if perdendo=true {per=0 perdendo=false parado=true}
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