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| Assunto: [Script]Aula 3: Classes e Métodos Dom Dez 19, 2010 9:19 am | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Conceito imagine você que você esteja fazendo um programa, imagine a dificuldade que seria programar vários objetos distintos com as mesmas características! Para facilitar a vida dos programadores existe a possibilidade de criar sistemas com características "pré-fabricadas", esses sistemas são as classes, elas são a chave de toda a programação orientada a objetos!Nosso 1º ScriptPara criar-mos nosso 1º script, iremos utilizar a idéia de classe, vá até seu banco de scripts (crie um novo projeto) e adicione uma nova seção acima do main, vamos agora instanciar nossa classe! - Código:
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class Calc
Para criar uma classe usamos a palavra reservada class e logo após colocamos o nome para ela, como faremos uma calculadora, utilizaremos como nome Calc![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Método os métodos são conjuntos ou blocos de comandos, são utilizados para organizar e otimizar o script! Para criar um método utilizamos o termo def seguido do nome do próprio, exemplo: - Código:
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def soma
Temos agora nosso método de soma, precisamos agora especificar o que ele fará![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Comando é um ou um conjunto de ações específicas, como operações matemáticas ou lógicas, loops, criação de objetos e etc...
Os comandos que utilizaremos serão bem simples: operações matemáticas e o comando print![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Para ajudar para auxiliar na produção de nosso script utilizaremos as variáveis do jogo, para acessar uma variável utilizamos: - Código:
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$game_variables[id]
Onde id é o id da variável na database![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Definindo nosso métodoAté agora temos: - Código:
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class Calc def soma
Vamos utilizar a variável 3 para ser o resultado e a 1 e 2 para ser as que serão operadas, assim temos: - Código:
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$game_variables[3] = $game_variables[1] + $game_variables[2] p $game_variables[3].to_s
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Obs.: não esqueça de colocar o comando print ou você nao saberá o resultado!
Para finalizar nosso script colocamos um end no fim do método e outro no fim da classe[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O comando endPense, se eu colocasse def soma def subtração ... O programa não conseguirir ler onde termina um método e começa outro, por isso utilizamos o comando end no fim de cada método, para as classes é o mesmo, sempre que terminamos uma classe, colocamos um end para que o interpretador saiba que a classe terminou ali![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nosso script ficou então: - Código:
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[color=indigo][b]class Calc def soma $game_variables[3] = $game_variables[1] + $game_variables[2] p $game_variables[3].to_s end end[/b][/color]
Para testar: Crie um evento em seu mapa, nele vá em chamar script. Assim como criamos objetos numéricos como a = 3, a vale 3, temos que criar objetos para as classes, então vou dizer que: calculadora = Calc.new Assim calculadora será um objeto do tipo Calc. O .new significa que estou criando um novo objeto Calc! Para executar os métodos basta chamá-los dentro do objeto que criamos. calculadora.soma Sempre utiliza-se classe.método, com isso temos no nosso chamar script: - Código:
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[color=black][b]calculadora = Calc.new calculadora.soma[/b][/color]
Execute o jogo e fale com o NPC para ver o resultado. Mude o valor das variáveis 1 e 2 para testar! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tags de busca [*]RGSS [*]Calculadora [*]Comando end..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
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