Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar
A Equipe Central RPG Maker deseja a todos Boas Vindas!
Olá galera venho aqui pedir para ajuda a vocês pesso que postem conteúdo em nossa comunidade irei ajudar a vocês também.
Agora nossa comunidade também tem o famoso projeto de ouro porem da nossa comunidade leva um nome diferente leva o nome Osca de Ouro entre no tópico de Notícias e fique por dentro das novidades.

 

 [Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1

Ir para baixo 
AutorMensagem
..:: P.V Supreme ::..
Membro
Membro
..:: P.V Supreme ::..


Sexo : Masculino
Mensagens : 241

[Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1 Empty
MensagemAssunto: [Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1   [Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1 Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 9:30 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Analogias
Antes de passar para os códigos, vamos criar nosso script por eventos. Crie um evento no mapa, coloque para que ele mude a variável 1 com um número aleatório de 0 a 2, depois coloque condições, se 0, mostra a mensagem 0 (só um exemplo), se 1 mostra a mensagem 1, se 2 mostra 2:
<>Variável 1: Aleatório 0..2
<>Condição: Variável 1 == 0
<>Mensagem: "0"
<>End
...

vá até o evento e brinque um pouco com a coisa toda! Vamos agora entender exatamente o que você fez.
1º mandou a variável 1 assumir um valor aleatório de 0 a 2
2º estabeleceu condições, ou seja, a mensagem que aparece na tela depende de qual valor a variável 1 assumiu, assim você não tem como saber que mensagem vai aparecer, apenas sabe quais podem aparecer!

Imagine em um abs! Como você acha que o computador calcula os danos? Crie uma batalha, veja que mesmo ao usar um mesmo ataque em um mesmo monstro o dano nunca é igual. Isso acontece por que o dano é calculado usando um comando aleatório como o que nós usamos!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Hoje vamos então criar um script que utilize essa aleatoriedade, junto começaremos a conceituar as condições por script!

Vamos criar nossa classe, já que agora sabemos como fazer, não vamos mais usar o chamar script para criar nossos métodos!

Vou nomeá-la de Aleat, então na 1º linha do script:

Código:

class Aleat
vamos ao método, nesse script, criaremos apenas 1 método, o de execução, assim def executar, nosso método irá gerar um número aleatório, pra isso teremos que aprender nosso 1º comando de hoje.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O Comando rand()
Para criar um número aleatório, usamos um método que já vem incluso no RGSS, esse método não tem uma classe, (na verdade tem, é a classe Interpreter) o que nos interessa é que ele calcula esse número aleatório para nós!
Como usá-lo?
Faça com que uma variável assuma o valor dele:
Exemplo> var = rand(n), no lugar de n, colocamos o valor máximo a ser calculado menos 1, ao contrário das variáveis, que podemos usar o comando aleatório para que assuma um valor de tal a tal valor, o rand só admite valores de 0 até o valor que colocamos nos parênteses menos 1, assim rand(4), vai assumir um valor qualquer de 0 até 3 (0,1,2,3), vamos agora usar em nosso método:
var = rand(3)
OK, já temos nossa variável, agora temos que usar o comando print para mostrar na tela as nossas mensagens, mas como fazer com que ele dependa da nossa variável var? Ou seja, como criar condições?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Operações Lógicas: Condições
Para criarmos uma condição, usamos um dos dos mais conhecidos comandos de toda a área de programação. Atenção! Esse é um momento importante para os novos programadores do fórum! Apresento-lhes o IF, hehehe, vocês vão se cansar de ver ele daqui em diante!
Vamos entendê-lo:
Quando você cria uma condição em um evento, sem usar a exceção, fica mais ou menos assim:
<>Condição: (sua condição)
<> O que vai fazer caso a condição seja válida.
<>End
No RGSS é quase a mesma coisa, colocamos
if
o que queremos que ele faça
end

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Voltando ao nosso script,, já temos a nossa variável assumindo um valor aleatório, já temos o comando para fazer a condição, agora falta usar as condições:
var = rand(3) >só pra lembrar
if var >ops! como vamos usar essa condição? nós queremos o que mesmo?
Queremos que quando var seja 0, aparareça uma certa mensagem, mas como vou definir o igual? Lembre-se que o sinla de = serve pra mudar o valor do nosso objeto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Comparadores Algébricos
O que são?
São símbolos utilizados na matemática para comparar valores, dentre eles:

== : verifica se são iguais
> : maior que
< : menor que
>= : maior ou igual
<= : menor ou igual
!= : diferente

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora nós ja temos os comparadores, vamos terminar nosso script.

Código:

var = rand(3)
if var == 0
  p "0"
end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo:
var = rand(3) ja sabemos, a variável var, vai assumir qualquer valor de 0 a 2
if var == 0
nossa condição, usamos o if (do inglês se) var == 0 (var for igual a zero)
p "0"
bom e velho comando print, mostrando na tela 0, você pode por var.to_s, ou qualquer outra mensagem
end
como nas condições por eventos, no script, também precisamos colocar um end no fim da condição

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Terminando o script, ele deve ficar mais ou menos assim:

Código:

class Aleat
  def executar
    var = rand(3)
    if var == 0
      p "minha variável vale 0!"
    end
    if var == 1
      p "minha variável vale 1!"
    end
    if var == 2
      p "minha variável vale 2!"
    end
  end
end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Explorando os Recursos

Como vimos no nosso script, usamos o comando if ("se") para criar condições,mas quando criamos uma condição nos eventos, podemos colocar uma exceção, no rgss, isso também é possível pelo comando "else", por exemplo:
Código:

if var == 3
  p "ola"
else
  p "oi"
end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo:
se a variável var for igual a 3
mostra na tela "ola"
caso for qualquer outra coisa
mostra na tela "oi"

Outra possibilidade é o elsif, esse comando é utilizado como no script que nós criamos, como assim, você tem uma variável e quer executar comandos que dependam dessa variável, assim colocamos o elseif, que seria como o nosso else (caso for qualquer outra coisa) porém, ele só executa se uma nova condição for acionada, por exemplo:
if var == 0
p "minha variável vale 0!"
elsif var == 1
p "minha variável vale 1!"
elsif var == 2
p "minha variável vale 2!"
end

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo: se var for 0, mostra na tela: "minha variável vale 0!", caso não seja 0 e seja 1 mostra "minha variável vale 1!"porém se não for nem 0 nem 1, mas for 2, mostra "minha variável vale 2!".Dica:
Se eu tenhu que fazer minha variável assumir um valor qualquer de 3 a 7, como fazer?
1º diminua 7 de 3, da 4
2º faça um rand(4)
3º some na variável, um 3!
exeplo:
var = rand(4)
var += 3
Teste alguns valores e verifique a lógica dessa dica que eu postei.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tags de busca

[*]RGSS
[*]Condições
[*]if
[*]rand


..:: Crédito ::..
Total a: Anderson Porto...
Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::..


..:: Agradecimentos ::..
Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto...
Ir para o topo Ir para baixo
https://centralrpgmaker.forumeiro.com
 
[Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Script]Aula 5: As Operações Lógicas parte 2
» [Script]Aula 2: A Programação e as Operações Lógicas
» Aula Extra 2: Operações Matemáticas
» [Script]Aula 6: O Ponto Crítico!
» [Script]Aula 3: Classes e Métodos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Rpg Maker XP :: Scripts :: Curso RGSS-
Ir para: