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| Assunto: [Script]Aula 4: As Operações Lógicas parte 1 Dom Dez 19, 2010 9:30 am | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]AnalogiasAntes de passar para os códigos, vamos criar nosso script por eventos. Crie um evento no mapa, coloque para que ele mude a variável 1 com um número aleatório de 0 a 2, depois coloque condições, se 0, mostra a mensagem 0 (só um exemplo), se 1 mostra a mensagem 1, se 2 mostra 2: <>Variável 1: Aleatório 0..2 <>Condição: Variável 1 == 0 <>Mensagem: "0" <>End ...
vá até o evento e brinque um pouco com a coisa toda! Vamos agora entender exatamente o que você fez. 1º mandou a variável 1 assumir um valor aleatório de 0 a 2 2º estabeleceu condições, ou seja, a mensagem que aparece na tela depende de qual valor a variável 1 assumiu, assim você não tem como saber que mensagem vai aparecer, apenas sabe quais podem aparecer!
Imagine em um abs! Como você acha que o computador calcula os danos? Crie uma batalha, veja que mesmo ao usar um mesmo ataque em um mesmo monstro o dano nunca é igual. Isso acontece por que o dano é calculado usando um comando aleatório como o que nós usamos![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Hoje vamos então criar um script que utilize essa aleatoriedade, junto começaremos a conceituar as condições por script!
Vamos criar nossa classe, já que agora sabemos como fazer, não vamos mais usar o chamar script para criar nossos métodos!
Vou nomeá-la de Aleat, então na 1º linha do script: - Código:
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class Aleat
vamos ao método, nesse script, criaremos apenas 1 método, o de execução, assim def executar, nosso método irá gerar um número aleatório, pra isso teremos que aprender nosso 1º comando de hoje.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O Comando rand()Para criar um número aleatório, usamos um método que já vem incluso no RGSS, esse método não tem uma classe, (na verdade tem, é a classe Interpreter) o que nos interessa é que ele calcula esse número aleatório para nós! Como usá-lo? Faça com que uma variável assuma o valor dele: Exemplo> var = rand(n), no lugar de n, colocamos o valor máximo a ser calculado menos 1, ao contrário das variáveis, que podemos usar o comando aleatório para que assuma um valor de tal a tal valor, o rand só admite valores de 0 até o valor que colocamos nos parênteses menos 1, assim rand(4), vai assumir um valor qualquer de 0 até 3 (0,1,2,3), vamos agora usar em nosso método: var = rand(3) OK, já temos nossa variável, agora temos que usar o comando print para mostrar na tela as nossas mensagens, mas como fazer com que ele dependa da nossa variável var? Ou seja, como criar condições?[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Operações Lógicas: CondiçõesPara criarmos uma condição, usamos um dos dos mais conhecidos comandos de toda a área de programação. Atenção! Esse é um momento importante para os novos programadores do fórum! Apresento-lhes o IF, hehehe, vocês vão se cansar de ver ele daqui em diante! Vamos entendê-lo: Quando você cria uma condição em um evento, sem usar a exceção, fica mais ou menos assim: <>Condição: (sua condição) <> O que vai fazer caso a condição seja válida. <>End No RGSS é quase a mesma coisa, colocamos if o que queremos que ele faça end[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Voltando ao nosso script,, já temos a nossa variável assumindo um valor aleatório, já temos o comando para fazer a condição, agora falta usar as condições: var = rand(3) >só pra lembrar if var >ops! como vamos usar essa condição? nós queremos o que mesmo? Queremos que quando var seja 0, aparareça uma certa mensagem, mas como vou definir o igual? Lembre-se que o sinla de = serve pra mudar o valor do nosso objeto.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Comparadores AlgébricosO que são? São símbolos utilizados na matemática para comparar valores, dentre eles:
== : verifica se são iguais > : maior que < : menor que >= : maior ou igual <= : menor ou igual != : diferente[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Agora nós ja temos os comparadores, vamos terminar nosso script. - Código:
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var = rand(3) if var == 0 p "0" end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo:var = rand(3) ja sabemos, a variável var, vai assumir qualquer valor de 0 a 2 if var == 0 nossa condição, usamos o if (do inglês se) var == 0 (var for igual a zero) p "0" bom e velho comando print, mostrando na tela 0, você pode por var.to_s, ou qualquer outra mensagem end como nas condições por eventos, no script, também precisamos colocar um end no fim da condição[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Terminando o script, ele deve ficar mais ou menos assim: - Código:
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class Aleat def executar var = rand(3) if var == 0 p "minha variável vale 0!" end if var == 1 p "minha variável vale 1!" end if var == 2 p "minha variável vale 2!" end end end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Explorando os RecursosComo vimos no nosso script, usamos o comando if ("se") para criar condições,mas quando criamos uma condição nos eventos, podemos colocar uma exceção, no rgss, isso também é possível pelo comando "else", por exemplo: - Código:
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if var == 3 p "ola" else p "oi" end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo:se a variável var for igual a 3 mostra na tela "ola" caso for qualquer outra coisa mostra na tela "oi"
Outra possibilidade é o elsif, esse comando é utilizado como no script que nós criamos, como assim, você tem uma variável e quer executar comandos que dependam dessa variável, assim colocamos o elseif, que seria como o nosso else (caso for qualquer outra coisa) porém, ele só executa se uma nova condição for acionada, por exemplo: if var == 0 p "minha variável vale 0!" elsif var == 1 p "minha variável vale 1!" elsif var == 2 p "minha variável vale 2!" end[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Traduzindo: se var for 0, mostra na tela: "minha variável vale 0!", caso não seja 0 e seja 1 mostra "minha variável vale 1!"porém se não for nem 0 nem 1, mas for 2, mostra "minha variável vale 2!".Dica:Se eu tenhu que fazer minha variável assumir um valor qualquer de 3 a 7, como fazer? 1º diminua 7 de 3, da 4 2º faça um rand(4) 3º some na variável, um 3! exeplo: var = rand(4) var += 3 Teste alguns valores e verifique a lógica dessa dica que eu postei.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tags de busca[*]RGSS [*]Condições [*]if [*]rand..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
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