..:: P.V Supreme ::.. Membro
| Assunto: Aula Extra 2: Operações Matemáticas Dom Dez 19, 2010 1:10 pm | |
| É o seguinte, muitos ja devem ter visto este tutorial na seção de dicas e truques, mas como ele é interessante ao nosso conteúdo. Estou repassando ele, eu fiz algumas edições e reformatei, espero que seja útil a todos. Obs.: Esta aula é aplicável à RGSS2 Galera no rgss/rgss2, as operações podem ser feitas de várias formas, tentarei colocar as principais.Considere, a, b, n, i e outras letras, variáveis quaisquer.Operações BásicasSoma1)modo simples a + b (use no meio de argumentos ou comandos) 2)modo de ingualdade n = a + b (iguala n a soma dos números a com b) 3)modo simplificado n += a (soma a variável n o valor d a)
Usarei os modos com números a partir d agoraSubtração1) a - b 2) n = a - b 3) n -= aMultiplicação1) a * b 2) n = a * b 3) n *= aDivisão1) a / b 2) n = a / b 3) n /= aRestoUse para saber o resto de uma divisão de a por b 1) a % b 2) n = a % b 2) n %= aOperações AvançadasPotência1) Math.ldexp(x, exp-1) 2) n = Math.ldexp(x, exp-1) x é o número a ser elevado (base) exp-1 é o expoente, coloquei -1 pq você tem que colocar um número a menos do que a potência desejada, por exemplo 2³, se usar Math.ldexp(2, 3) dá 16, pra dar 8, use Math.ldexp(2, 3)Raiz1) Math.sqrt(x) 2) n = Math.sqrt(x) eu só sei fazer raiz quadrada, pra fazer outras raízes use Math.ldexp(x, (1/exp-1)) ou seja use o comando da potencia mas ao invés de colocar o exp-1, use 1/(exp-1)LogarítmoLog de base 10 Math.log10(x) Log de base e Math.log(x) Funções TrigonométricasAqui x é um ângulo em rad!SenoMath.sin(x) [/color] CossenoMath.cos(x) TangenteMath.tan(x) CotangenteMath.erf(x) Arc-SenoMath.asin(x) Arc-CossenoMath.acos(x) Arc-TangenteMath.atan(x) Sabe outas funções? É só postar.HipotenusaMath.hypot(x, y) x e y são catetosConstantes e VazioPiMath::PIeMath::EVazionilOperações ComplementaresMódulouse o código n = var (coloque em var a sua variável) if n < 0 n *= (-1) end ou seja se n for menor que 0, n fica positivoPorcentagemuse n = var * por/100 ou seja, iguale n a variável (var) que você quer pegar uma porcentagem, "por" é a porcentagem que vc quer, use 100.0 para adicionar casas após a vírgula ao invéz de 100, lembrando que * vai pegar a porcentagem e / adiciona a porcentagem no númeroNúmero Randomicopadrão: rand(n), com isso vc recebe um número qualquer entre 0 e n-1, complemento: n = a - b m = rand(n) o = a + m Com isso "o" será igual a um valor randômico entre a e b!!!Tags de BuscaMatemática Operações Funções Trigonométricas..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
|