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| Assunto: Aula Extra 1: Nomeclaturas Dom Dez 19, 2010 1:01 pm | |
| IntroduçãoLancei essa aula pois nosso amigo maker ronangpjr fez algumas perguntas muito pertinentes. É possível usar acentos, fazer métodos ou classes com quaisquer nomes? Venho através dessa pequena aula teórica solucionar essas dúvidas que podem estar surgindo com todos.NomesComo todos ja sabemos, quase tudo o que fazemos precisa ser nomeado, classes, métodos, instâncias, variáveis. Tudo precisa de um nome, mas como batizar as coisas????ClassesCada palavra do nome deve começar com letra maiúscula: Calculadora, Game_Actor, Scene_Map; Se tiver mais de uma palavra, separe-as com "_", em geral, tente evitar classes com 3 nomes, 2 ja bastam: Game_Map, Scene_Menu;MétodosTodos os métodos devem ter apenas letras minúsculas: main, initialize, update; Tente ao máximo, fazer métodos com uma palavra só, mas se tiver que usar 2 ou mais, separe com "_": update_graphics, read_save_data;ParâmetrosSempre use com letras minúsculas; Parâmetros, em geral, têm apenas uma palavra: skill_can_use?(skill_id), attack_effect(attacker);Instâncias e VariáveisTodos os objetos devem ter apenas letras minúsculas: @command, $game_actors; A regra para palavras múltiplas é a mesma para os métodos, sempre separe com "_": @message_text, @battler_name;GeralNunca use acentos ou ç em qualquer linguagem de programação, pois não é usual; Sempre dê nomes coerentes as coisas, que dêem uma idéia do que é aquilo, isso é crucial quando outras pessoas estiverem editando seu script, possam saber onde estão os dados;ImportanteSe você desobedecer a todas essas regras, seu script irá funcionar da mesma forma, mas existem certas regrinhas que é muito aconselhável que sejam utilizadas! Isso facilita a vida de quem edita os seus sistemas e também deixa os scripts com uma aparência melhor!ImportanteMeu amigo KJr me mandou uma PM com alguns conteúdos bem interessantes sobre a aula, como creio essas informações sejam de grande valia aos nossos estudos, irei transcrever o que me foi passado.Sobre as Classes"O nome de uma classe ou módulo necessariamente começa com letra maiúscula, porque o interpretador gera uma constante a partir do nome da classe, e constantes começam com letra maiúscula."Nos Métodos"Nome de métodos devem começar com qualquer letra (ou _), e podem ter ? ou ! ou = no final do nome. E alguns operadores podem servir como nomes de métodos." (Não é usual começar nomes com "_", mas vocês verão mais a frente que nomes terminados com "?" são muito úteis)Sobre Variáveis"Nome de variáveis devem começar minúsculas (ou _). Se for uma variável de instância, de classe ou global, ela deve começar com @, @@ ou $ e depois uma letra minúscula (ou _)."
"E não há problema em usar letras maiúsculas e/ou números depois do primeiro caractere. akd4nDNsnFnsSjj3 seria um nome válido para variável local ou método (só que ninguém usaria)." (Mas como ja vimos, é convencional, não criar nomes como uPdAtE ou coisas do gênero, assim como usar "_" para separar palavras também é por convenção.)Tags de BuscaRGSS Nomeclatura] ..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
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