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| Assunto: Aula 10: Complementos Dom Dez 19, 2010 11:54 am | |
| IntroduçãoPara hoje eu preparei uma aula diferente, alguns dos comandos que vou apresentar não são conhecidos por muita gente, outros, os scripters estão carecas de saber. Para iniciar, um conteúdo básico.HerançaAté agora, todas as nossas classes foram criadas no modo: class Se você olhar pelos scripts do rmxp, vai notar que em alguns pontos você vai encontrar isso: class “<” Isso é o nosso recurso dessa 1ª parte da aula, em várias linguagens, para não dizer todas, as linguagens orientadas a objetos, é possível se utilizar das heranças para economizar tempo e linhas de programação. Qual o objetivo? O objetivo de utilizar essa ferramenta é injetar dentro de uma classe os métodos de outra, vamos a um exemplo prático: - Código:
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################### # Lampada Base # ################### class Lampada_Base #Construtor def initialize @estado = false end #Acender def acender @estado = true end #Apagar def desligar @estado = false end #Esta ligada? def esta_ligada? return true if @estado return false end end
Acho que no nível em que vocês estão já conseguem perceber como essa classe funciona certo? O atributo @estado é que determina se a lâmpada está ou não ligada, como da pra ver, @estado é um objeto do tipo booleano, só assume então, true ou false. Vejamos agora outro exemplo: - Código:
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class Lampada_Dimmer #Construtor def initialize @estado = false @nivel = 0 end #Acender def acender @estado = true end #Apagar def desligar @estado = false end #Aumentar Intensidade def aumentar_intensidade @nivel += 1 if @nivel < 10 end #Diminuir Intensidade def diminuir_intensidade @nivel -= 1 if @nivel < 10 end #Esta ligada? def esta_ligada? return true if @estado return false end #qual a intensidade? def intensidade return @nivel end end
O que eu quero mostrar aqui é, veja que as duas classes são muito parecidas, em ambas eu usei o atributo @estado, a diferença é que a 1ª lâmpada é mais simples, só acende e apaga e a 2ª ainda pode aumentar e diminuir o nível, mas ambas tem métodos iguais. Assim então eu posso utilizar o modelo de herança na classe mais complexa e assim a classe Lampada_Dimmer fica: - Código:
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class Lampada_Dimmer < Lampada_Base #Construtor def initialize @estado = false @nivel = 0 end #Aumentar Intensidade def aumentar_intensidade @nivel += 1 if @nivel < 10 end #Diminuir Intensidade def diminuir_intensidade @nivel -= 1 if @nivel < 10 end #qual a intensidade? def intensidade return @nivel end end
Note que todos os métodos que as classes tinham em comum foram retirados, o único que ficou foi o construtor que eu adicionei uma nova informação. Nesses casos dizemos que a classe Lampada_Dimmer é filha da classe Lampada_Base. Teste por você mesmo, faça um evento no seu mapa e em chamar script, coloque: lampada = Lampada_Dimmer.new lampada.acender p lampada.esta_ligada?Note que estou usando métodos que nós retiramos da classe Lampada_Dimmer, o que aconteceu é que nós injetamos nela todos os métodos da classe que é “pai dela” e por isso eles estão la, mesmo sem nós os digitarmos! Para usar esse recurso, lembre-se que o nome dos atributos tem que ser iguais!PermissõesEste conteúdo é mais para fins de curiosidade. Quando eu comecei a estudar Java, percebi que tinha uma coisa um tanto básica que não estava visível no rgss, por isso eu corri atrás e descobri como usar, porém nossos scripts são de código aberto e por isso não precisamos desse recurso, mas aprendê-lo não tira pedaço. O que é isso? Um dos recursos da programação orientada a objetos é o poder de limitar o uso de métodos e atributos em outras classes, ou seja, eu posso proibir que um método seja alterado em outra classe!Como usar? Basicamente são 3 comandos: public, private e protected.>public: esse modo é o utilizado em todos os métodos por “default”(padrão), significa que qualquer classe pode utilizar ele. >private: esse modo serve para bloquear um método de ser utilizado em outras classes, sendo assim, ele só pode ser usado na própria classe que foi criado. >protected: é como o private, porém, todas as classes “filhas” daquela, podem utilizar o método em questão. Para usar esses comandos, basta colocálos por blocos, ou seja, quando você escrever public, todos os métodos abaixo dele serão búblicos até que um novo nome seja colocado, vamos a um exemplo: - Código:
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class Lampada_Base #Construtor public def initialize @estado = false end protected #Acender def acender @estado = true end #Apagar def desligar @estado = false end private #Esta ligada? def esta_ligada? return true if @estado return false end end
Nossa classe Lampada_Base recebeu agora os nossos atributos, do modo que eu classifiquei os métodos temos: initialize > public acender > protected desligar > protected esta_ligada? > private Seguindo essa lógica, você poderá criar uma lâmpada usando o Lampada_Base.new pois o initialize é publico (coloquei público o construtor, porém, os construtores devem ser deixados públicos, ou você não poderá criar instâncias da classe) Os métodos para acender e desligar ficaram do tipo protected e assim, eu não posso usar La no meu mapa o comando: lampada = Lampada_Base.new lampada.acender Se fizer isso vai gerar um erro. Porém, se você rodar a classe Lampada_Dimmer e tentar usar o método dentro dela vai conseguir, mas não conseguirá isso também. lampada = Lampada_Dimmer.new lampada.acender Já com o método esta_ligada?, ele só pode ser usado dentro da classe Lampada_Base
Você também pode estabelecer métodos públicos, privados e protegidos declarando eles no fim da classe, ou seja: - Código:
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class Lampada_Base #Construtor def initialize @estado = false end #Acender def acender @estado = true end #Apagar def desligar @estado = false end #Esta ligada? def esta_ligada? return true if @estado return false end public :initialize protected :acender, :desligar private :esta_ligada? end
O XORXor é um operador lógico como o or e o and, eu só uso esse comando em Java e não consegui usá-lo escrevendo xor, mas você pode usá-lo simbolicamente com um ^. Ele é um "ou" exclusivo, ou seja, para que seja verdadeira a proposição, você precisa que uma e apenas uma das premissas estejam válidas, exemplos..: true or false é true false or false é false true or true é true
Agora usando o xor true ^true é false false ^false é false true ^false é true
Basicamente, quando você usa “if a || b”, quer dizer, se a for verdade ou b for verdade faça o que tem a seguir, no xor fica, “if a ^b”, que equivale dizer: se, ou a for verdade, ou b for verdade, faça... Entenderam???O thenEste comando serve para economizar linhas do script, veja o código abaixo. if 1 + 1 == 2 p “eu sei somar!” end Idiota né, mas vamos la, a condição diz que se 1 + 1 for 2 então mostra na tela “eu sei somar!”. Sempre que você quiser fazer apenas uma coisa dentro da condição, ou seja, eu só quero mostrar uma mensagem e mais nada, você pode escrever isso tudo em uma linha, desse jeito: if 1 + 1 == 2 then p“eu sei somar!” end Note que eu liguei a condição ao comando com o then e por fim, finalizei com o end. É um comando simples, mas bem interessante. Lembrando que esse código pode ser escrito da forma: p“eu sei somar!” if 1 + 1 == 2O hashHash é como um array, só que mais bem elaborado. Ele funciona como um banco de dados, associando um dado a outro. Criar um hash é como criar um array, mas ao invés de usar [], você usa {}, a diferença maior é que em um array você tem posições e a cada posição tem um dado, no hash você coloca o dado e a posição.
Comparando No array: lista = [] lista[0] = 6 lista[10] = 2 p lista #vai imprimir na tela: [6,nil,nil,nil,nil,nil,nil,nil,nil,nil,2]
No hash lista = {} lista[0] = 6 lista[10] = 2 p lista #vai imprimir na tela: {0=>6,10=>2}
As diferenças não param por ai, em um hash, você pode associar strings como posição! lista = {} lista[0] = 6 lista[10] = 2 lista[“ola”] = 45 Você pode associar até uma classe! lista[Scene_Map] = “q legal isso!”
Basicamente, você pode colocar qualquer coisa dentro de um hash e para acessar os dados, use exatamente como em uma array, coloque o nome do objeto, seguido de um [], dentro do [] coloque o endereço do dado dentro do hash (pode ser qualquer coisa e não só números como no array). Você pode criar um array e colocar dados da forma: {endereço=>valor,endereço=>valor,...} ou também: {endereço1, valor1, endereço2, valor2}. Essa é uma bela ferramenta que vocês podem usar e abusar!Tags de buscaRGSS Hash xor then..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
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