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| Assunto: Aula 13: Trabalhando com Mapas Pt1 Dom Dez 19, 2010 12:15 pm | |
| IntroduçãoContinuando com nossas aulas, hoje iremos começar a aprender a trabalhar com efeitos em mapas. Será uma aula rápida só para mostrar como usar esse tipo de efeito...FogsEste efeito já existe nos mapas e não precisamos usá-los la, porém você pode usar fogs em outras scenes de um modo muito simples. 1º Um fog não é um Sprite e sim um Plane, a diferença do Plane é que ele possui os atributos ox e oy que provocam um efeito de rotação, se você usasse um Sprite ele apenas iria se mover pela tela sem o efeito de continuidade que você esta acostumado nos fogs. Assim sendo: @fog = Plane.new(@viewport) @fog.bitmap = RPG::Cache.fog(“imagem”, hue<0-255>) Obs.: @viewport: existem 4 objetos do gênero @viewport, @viewport1, @viewport2, @viewport3, eles são instâncias da classe Viewport, é essa classe que cria o efeito de continuidade. Após instanciado o Plane, use no seu update os métodos @fog.ox += valor @fog.oy += valor, ox e oy são variáveis podendo ser somadas e subtraídas, com elas você cria o efeito de movimento.Atributos das ImagensPara expandir seus conhecimentos com imagens, vou listar alguns efeitos que você pode usar. hue = disponível para fogs e characters, isso altera a gama de cores da imagem <0-255> opacity = visibilidade da imagem – transparência <0-255> blend_type = tipo de efeito (0: normal, 1: multiplicar, 2:inverter)SonsPara tocar músicas do sistema ou para tocar músicas genéricas, basta usar alguns comandos nos seus métodos, em caso de dúvidas, olhe a classe Game_System.Sons do SistemaTocar músicas do sistema (definidos na aba sistema do rmxp): $game_system.bgm_play($data_system.title_bgm) #música do título (bgm) $game_system.bgm_play($game_system.battle_bgm) #bgm da batalha $game_system.me_play($game_system.battle_end_me) #me do fim da batalha $game_system.me_play($data_system.gameover_me) #me do game_over $game_system.se_play($data_system.cursor_se) #se do cursor $game_system.se_play($data_system.decision_se) #decisão $game_system.se_play($data_system.cancel_se) #cancelar $game_system.se_play($data_system.buzzer_se) #erro $game_system.se_play($data_system.equip_se) #equipamento $game_system.se_play($data_system.shop_se) #loja $game_system.se_play($data_system.save_se) #salvar $game_system.se_play($data_system.load_se) #carregar jogo $game_system.se_play($data_system.battle_start_se) #início da batalha $game_system.se_play($data_system.escape_se) #fuga $game_system.se_play($data_system.actor_collapse_se) #morte do personagem $game_system.se_play($data_system.enemy_collapse_se) #morte do inimigo $game_system.bgm_play($game_map.bgm) #bgm do mapa $game_system.bgs_play($game_map.bgs)Qualquer SomPara tocar qualquer som, basta usar os commandos: BGM: Audio.bgm_play("Audio/BGM/" + “nome da música”, volume, velocidade) BGS: Audio.bgs_play("Audio/BGS/" + “nome da música”, volume, velocidade) ME: Audio.me_play("Audio/ME/" + “nome da música”, volume, velocidade) SE: Audio.se_play("Audio/SE/" + “nome da música”, volume, velocidade)Comandos Extras$game_system. bgm_stop #para o bgm que esta tocando $game_system. bgm_fade() #para dar o efeito de fade ao bgm $game_system. bgm_memorize #memoriza o bgm que esta tocando $game_system. bgm_restore #toca o bgm que foi memorizado $game_system. bgs_fade(time) $game_system. bgs_memorize $game_system. bgs_restore $game_system. se_stop $game_system. playing_bgm #retorna o bgm que esta sendo tocado $game_system. playing_bgs Mais dados da Game_SystemVocê também pode alterar a windowskin na Game_System: $game_system. windowskin_name = “nome da imagem” (se você não colocar o =, ela retorna o nome da windowskin atual)Game_ScreenPara alterar o clima via script, basta seguir o modelo do script Advanced Weather System, use o comando: $game_screen.weather(, , ) Tipos: 0: nada, 1: chuva, 2: neve, 3: tempestade Força: um número, creio que pode colocar até 100 Tempo: quanto tempo vai demorar para o efeito chegar em seu poder máximo
Para mudar a cor da tela, use o comando $game_screen.start_tone_change(RR,GG,BB,T) RR: vermelho (0-255) GG: verde (0-255) BB: azul (0-255) T: tempo (em frames)Para descobrir mais comandos é só olhar nos scripts, tudo o que eu postem, copiei deles ^^Tags de BuscaRGSS] Sons Game_System Game_Screen..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
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