..:: P.V Supreme ::.. Membro
Sexo : Mensagens : 241
| Assunto: Aula 14: Trabalhando com Mapas Pt2 Dom Dez 19, 2010 12:21 pm | |
| IntroduçãoNossa penúltima aula irá mostrar que praticamente tudo o que é feito por eventos, pode ser feito via scripts, obviamente não irei mostrar tudo, mas vamos ao nescessário. Para aprender mais comandos, basta procurar no Interpreter, lá tem todos os comandos que os eventos fazem.Mostrar Mensagem - Código:
-
@message_waiting = true $game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false } $game_temp.message_text = “texto”
Para pular linhas, coloque \n no meio do texto, por exemplo: $game_temp.message_text = "Ola \nComo vai?" Fica na tela: Ola Como vai? Você pode usar todos os tipos de formatação que usa normalmente.Armazenar Número - Código:
-
@message_waiting = true $game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false } $game_temp.message_text = "" $game_temp.num_input_start = 0 $game_temp.num_input_variable_id = id da variável que vai armazenar $game_temp.num_input_digits_max = numero máximo de dígitos
Opções de Mensagem$game_system.message_position = posição da caixa de mensagens, use 0 para acima, 1 para centro e 2 para baixo $game_system.message_frame = se vai ou não mostrar a janela, 0 para sim e 1 para nãoDefinir Teclas - Código:
-
@button_input_variable_id = id da variável EsperarEsse comando só funciona nos mapas, basta no chamar script colocar @wait_cont = valorCondiçãoÉ só usar nosso já conhecido if, elsif, else ... leia a aula de lógica para aprender caso tenha esquecido.CicloBasta colocar um loop do
endRomper CicloBasta colocar um break (coloque dentro do loop, caso faça ele por script)Apagar Evento Temporário$game_map.events[id do evento].eraseOpções de Switch$game_switches[id] = valor (true ou false, você sabe)Opções de Variável$game_variables[id] = valor (óbviamente não preciso explicar que você pode somar, subtrair...)Opções de Switch Local$game_self_switches[$game_map.map_id, id do evento,qual dos switchs]. Leia a o banco de sintaxes para saber mais dados.Operador de Tempo$game_system.timer_working = true ou false para aparecer ou sumir o contador.Opções de Save / Menu / Encontros Save: $game_system.save_disabled = true ou false Menu: $game_system.menu_disabled = true ou false Encontros: $game_system.encounter_disabled = true ou falseTeletransporte$game_temp.player_transferring = true $game_temp.player_new_map_id = id do mapa $game_temp.player_new_x = posição x $game_temp.player_new_y = posição y $game_temp.player_new_direction = direçãoMudar HP, SP, Parâmetros e etc…Basta utilizar $game_party.actors[posição do personagem da party, de 0 a 3]. = valor. Você pode efetuar qualquer tipo de operação matemática.Os Outros ComandosA grande maioria dos comandos que não apresentei na verdade vocês já viram, eles estão espalhados por todas as aulas que já postei e por isso não vou ficar postando tudo. Não sejam preguiçosos hehehe.Tags de BuscaRGSS Eventos Chamar Script..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
|