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| Assunto: Aula Extra 3: Lógica Booleana Dom Dez 19, 2010 1:17 pm | |
| Quem é George Boole?"Matemático inglês (2/11/1815-8/12/1864). Considerado o pai da lógica moderna. Suas teorias têm implicações no desenvolvimento do computador, baseado em dígitos binários. Nasce em Lincoln, em família pobre, e estuda por conta própria, dedicando-se ao latim e ao grego. Aos 16 anos, começa a trabalhar como professor de escolas elementares.
Quatro anos mais tarde, funda um colégio particular, que dirige por vários anos. Interessa-se por matemática e, depois de ler obras de franceses como Laplace e Legendre, passa a redigir artigos para o Jornal de Matemática da Universidade de Cambridge.
Em 1847, no artigo Análise Matemática da Lógica, introduz o uso de símbolos para expressar processos lógicos que podem então ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica. Com isso, dá origem à lógica moderna.
É condecorado pela Royal Society, em 1844, por suas contribuições ao desenvolvimento da análise matemática. Em 1848 publica Os Cálculos da Lógica e, em 1854, Uma Investigação das Leis do Pensamento."Fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/george-boole.html Iniciando:Lógica é a área da matemática que estuda as relações entre proposições.
Para ser uma proposição eu devo poder dar o valor de verdadeiro ou falso por exemplo: 2+2=5 Isto é uma proposição, pois eu sei o valór lógico dela: falso O dia esta bonito. isto não é uma proposição pois não é possível estabelecer o valor lógico, já que tal afirmação é relativa.O Que InteressaPara a informática, interessa a lógica na hora de programar, para entender as relações, vamos conceituá-las...CONJUNÇÃO: relação lógica que se admite o valor verdadeiro caso as partes em questão sejam verdadeiras. Símbolo matemático: ^ (na escrita 'e') Símbolo em programação: and ou && Tabela Verdade: V ^ V = V (se as duas são verdadeiras dá verdadeiro) V ^ F = F (se uma for falsa da falso) F ^ F = F (se as duas forem falsas da falso) V = proposição verdadeira F = Proposição falsa Exemplos: 1: Escrita: Dois mais dois é quatro e três mais 1 é seis Símbolo: 2 + 2 = 4 ^ 3 + 1= 6 Programação: 2 + 2 == 5 and 3 + 1 == 6 Valor Lógico: falso, pois 3 + 1 = 4 e não 6, como uma das proposições é falsa e estamos na conjunção, a outra não importa, fica tudo falso. 2: Escrita: Dois mais dois é cinco e três mais 1 é 4 Símbolo: 2 + 2 = 4 ^ 3 + 1 = 4 Programação: 2 + 2 == 4 and 3 + 1== 4 Valor Lógico: como 2 + 2 é 4 e 3 + 1 é 6, esta proposição é verdadeira.DISJUNÇÃO: relação lógica que se admite o valor verdadeiro se pelo menos uma das proposições forem verdadeiras Símbolo matemático: v (na escrita 'ou') Símbolo em programação: or ou || Tabela Verdade: V v V = V (se as duas são verdadeiras dá verdadeiro) V v F = V (se uma for verdadeiro, dá verdadeiro) F v F = F (se as duas forem falsas da falso) V = proposição verdadeira F = Proposição falsa Exemplos: Escrita: Dois mais dois é quatro ou três mais 1 é seis Símbolo: 2+2=4 v 3+1=6 Programação: 2+2==5 or 3+1==6 Valor Lógico: verdadeiro, pois mesmo 3+1 diferente de 6, 2+2 é 4 e só precisamos de uma proposição verdadeira para dar tudo V.NEGAÇÃO: operador lógico que muda o valor de uma proposição Símbolo matemático: ! (na escrita 'não') Símbolo em programação: not ou ! Tabela Verdade: !V = F (contrario de verdadeiro é falso) !F = V (contrario de falso é verdadeiro) V = proposição verdadeira F = Proposição falsa Exemplos: Escrita: b não é 4 Símbolo: !b=4 Programação: !b==4 Valor Lógico: impossível determinar ^^, o exemplo não é uma proposição da forma que está, coloquei só pra dar uma idéia.CONDICIONAL: a principal das relações lógicas, possui um antecedente e um consequente. Símbolo matemático: -> (na escrita 'se..então') Símbolo em programação: if Tabela Verdade: V -> V = V (se verdadeiro então verdadeiro, então verdadeiro) V -> F = V (se verdateiro então falso, enão verdadeiro) F -> F = V (se falso então falso, então verdadeiro) F -> V = F (se falso então verdadeiro, então falso) V = proposição verdadeira F = Proposição falsa Exemplos: vou pular logo para a parte de programação para deixar tudo mais explícito ^^.APLICAÇÕES1: em rgss: - Código:
-
if rand(2) == 1 and 3 > 4 l = 3 elsif rand(2) == 0 or rand(2) == 2 l=4 else l=9 end
em linguagem corrente: - Código:
-
se um número qualquer de 0 a 2 for 1 e tres maior que 4 a variável l é 3 mas se um número qualquer de 0 a 2 for 0 ou um número qualquer de 0 a 2 for 2 a variável l é 4 em quaiquer outra hipótese a variável l é 9
..:: Crédito ::..Total a: Anderson Porto... Por Disponibilizar: ..:: P.V Supreme ::....:: Agradecimentos ::..Google xD foi da onde que tirei... + sei que essas aulas são de Anderson Porto... | |
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