Introdução
Olá!
Venho trazer mais uma aula de minha série! Esta é a aula 2.
É um pouco simples, pois eu a simplifiquei, e nela eu vou ensinar como fazer roupas em chars.
Dados
Criador da aula: Leonardo 17/Leonardo de Oliveira/Olifer (no caso, eu);
Aula: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 2 - Criação de chars - Roupas;
Engine: RPG Maker XP;
Template utilizado: Template original do RPG Maker XP (podendo ser utilizado outros templates também);
Programas utilizados: Qualquer programa em que se possa pixelar. Exs.: Paint, GraficsGale, Gimp, etc;
Nível: Fácil.
Aula
Bem, vamos começar.
Primeiramente, como sempre, separe as core que serão usadas. Nesta aula eu usei apenas duas cores, com cinco tons cada.
1. Faça o lineart da parte de cima da roupa. Bem simples, só fazer um contorno. O template é uma boa referência. Depois, preencha tudo que estiver dentro do lineart com uma cor da paleta.
No meu, ficou assim:
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
2. Agora repita o procedimento com o restante da roupa (calça, calçado).
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
3. Agora vamos enfeitar a roupa do personagem. Podemos colocar acessórios extras na roupa, fazendo o seu lineart. Pode ser um cinto, um lenço, luvas, etc.
No meu caso, fiz uma jaqueta e luvas:
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4. Agora chegou a hora "menos fácil"!
Não se assuste, é simples também! Se trata do sombreamento. É só você imaginar onde ficarão os pontos mais claros (luz) e os pontos mais escuros (sombra). Para isso, imagine onde será a fonte de luz. Com ela ficará muito mais fácil saber onde deve ficar claro e onde deve ficar escuro.
O exemplo abaixo é de fonte de luz central:
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
5. Depois disso, vamos primeiramente iluminar.
Algumas dicas de sombreamento:
Sombra: usada em lugares em que a luz não bate ou não bate com força. Coisas que ficam embaixo de outras, profundidades, etc.
Luz: usada em lugares que a luz bate com mais intensidade. Relevos, lugares bem expostos, etc.
Agora, fica mais ou menos assim:
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
6. Agora já sabemos onde está mais claro. Vamos, então, imaginar onde ficará mais escuro. Depois, use as cores mais escuras para sombrear.
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Resultado. Depois de sombrear todo o char, o resultado:
- Spoiler:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Final
Bem, espero que tenha conseguido explicar bem e que gostem!
Quem quiser, pode postar o seu resultado aqui! Qualquer dúvida, pode perguntar que eu estarei aqui disposto a responder!
Créditos
Eu, Leonardo, por ter criado a aula.
Gostaria de agradecer a Lilialine também.
vlw