Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
A Equipe Central RPG Maker deseja a todos Boas Vindas!
Olá galera venho aqui pedir para ajuda a vocês pesso que postem conteúdo em nossa comunidade irei ajudar a vocês também.
Agora nossa comunidade também tem o famoso projeto de ouro porem da nossa comunidade leva um nome diferente leva o nome Osca de Ouro entre no tópico de Notícias e fique por dentro das novidades.

 

 Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Leonardo de Oliveira
Membro
Membro
Leonardo de Oliveira


Sexo : Masculino
Mensagens : 10

Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty
MensagemAssunto: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos   Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:47 pm

Introdução

Olá, cidadões!
Estou eu aqui, novamente, em mais uma de minhas aulas de PA!
Nesta vou ensinar alguns efeitos, manhas e técnicas que aprendi neste meu pequeno tempo de PA!
Esta aula deve ficar bem longa, mas não é complicada. Vou dividi-la em partes, cada uma com um tema.

Dados

Criador da aula: Leonardo 17/Leonardo de Oliveira/Olifer (no caso, eu);
Aula: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Geral - Efeitos;
Engine: Bem, pode servir para todo o tipo de PA;
Template utilizado: - ;
Programas utilizados: Qualquer programa em que se possa pixelar. Exs.: Paint, GraficsGale, Gimp, etc;
Nível: Médio.

Aula

Anti-aliasing

Nuss, como é que eu vou explicar isso!
Bem, anti-aliasing, também conhecida como AA, é uma técnica utilizada para suavizar a imagem.
Em PA, creio que todos sabem que usamos "quadradinhos". Sendo assim, quando vamos fazer um círculo, por exemplo, é impossível fazer um círculo perfeitamente redondo normalmente, certo? Pois é, anti-aliasing é muito usado para isto!
Ao fazer um círculo normalmente, isto é, sem anti-aliasing, ele fica "serrilhado". Isto porque os pixels não tem curvas, são quadrados. Usando anti-aliasing, se procura suavizar este círculo, o deixando com uma aparência mais realista.
Vejamos a imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ao observar, me diga: entre os círculos que estão no fundo branco, qual ficou mais "suave"? E entre os que estão no fundo verde?
Bem, se você observou bem, respondeu que foram os primeiros (primeiro do fundo branco e primeiro do fundo verde).
Isso porque foram nesses que, apesar de pouco, eu usei AA.
Observe:
Spoiler:
Veja que, nos primeiros de cada fundo, eu usei uma cor que é mais ou menos uma mistura das duas outras cores para fazer o efeito.
Por exemplo, no primeiro do fundo branco, entre as cores azul escuro e branco eu usei um azul mais claro para o AA.
Já no fundo verde, entre as cores azul escuro e verde eu usei um azul-esverdeado.
Seguindo a lógica, se o fundo fosse amarelo e o lineart vermelho, por exemplo, eu usaria um laranja para fazer o AA.
Mas, como tudo, o excesso é ruim. Não saia colocando AA em tudo quanto é lugar, pois o trabalho será prejudicado.
Veja um exemplo de erro no AA:
Spoiler:
Exemplo bom de AA:
Spoiler:

Outros exemplos:
Com AA:
Spoiler:

Sem AA:
Spoiler:


Efeitos

Bem, agora vou passar pra você alguns efeitos que eu aprendi sozinho, observando outros trabalhos. Eles dão toques especiais no trabalho.

Efeito "Gosma" ou "Gelatina"

É bem provável que você tenha dito quando viu o nome: "What the hell is that?!" ou "Que troço é esse?!".
Na verdade, eu não achei nenhum nome que definisse isso, então tive que chamar assim mesmo!
Trata-se, simplesmente, disso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como foi que eu fiz este efeito? Bem simples, assim:
Você pode ter reparado que, neste sprite, eu usei as cores mais escuras no meio/centro, e as mais claras nas bordas. Só! Smile

Efeito Metálico

Para fazer algo parecer metálico, eu descobri um truque. Nada revolucionário, claro, antes de mim milhares de pessoas já deviam saber disso! Very Happy
Você tem que, apenas, usar uma paleta especial. Mas, qual é esta especialidade da paleta? É assim:
A diferença de tons entre a cor mais escura e a cor mais clara é maior do que o normal.
Se você não entendeu, apenas leia novamente, bem devagar. Parece complicado, mas é simples.
Significa que, a cor mais escura é normal, porém a cor mais clara é mais clara do que nas paletas normais.
Exemplos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Efeito Fosco

Bem simples também!
É mais ou menos o contrário do efeito metálico:
A diferença entre a cor mais escura e a cor mais clara é menor do que o normal.
Exemplo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Efeito Madeira

Outro efeito bem simples!
Observe a figura:
Spoiler:

Nela pode-se ser observado o que causa a aparência de madeira:
Tratam-se de linhas verticais (neste caso, que é uma tábua), em que se faz algo como "uma sim outra não".
Veja:
Spoiler:


Final

Bem, espero que tenha dado pra entender e que gostem! São aulas bem simples, mas que podem ajudar que quiser entrar nessa área.
Quem quiser, pode postar o resultados aqui, eu ajudo com dicas!
Qualquer dúvida, pode perguntar que eu também responderei!

Créditos

Eu, Leonardo, por ter criado a aula.
Gostaria de agradecer a Lilialine, mais uma vez!

vlw
Ir para o topo Ir para baixo
Nycolasxdd
Membro
Membro
Nycolasxdd


Sexo : Masculino
Mensagens : 8

Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos   Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Icon_minitimeSeg Jun 13, 2011 4:45 pm

muito legal parabens afro
Ir para o topo Ir para baixo
 
Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 2 - Criação de chars - Roupas
» Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo
» Aulas completas RGSS2
» [Índice] Todas as Aulas de RGSS
» Apresentação - Leonardo de Oliveira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Outras Áreas :: Pixel Art-
Ir para: