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| Assunto: [Tutorial]Criando Movimentos Básicos no Game Maker Sáb Dez 11, 2010 8:11 pm | |
| Nome:Como fazer movimentos básicos no Game Maker.Descrição:Neste tutorial você aprenderá a fazer movimentos básicos no Game Maker.COMEÇANDO:Primeiro,adicione um Sprite e nomei-o de spr_player. Esse sprite vai ser usado no objeto do player. Você poderá usar este:
Crie outro Sprite e nomei-o de spr_bloco. Você poderá usar este:
Agora crie um Objeto e nomei-o de obj_player. Esse será o objeto do nosso player,para poder vê-lo na room coloque o spriteque criamos. Crie outro Objeto e nomei-o de obj_parede e marque a opção Solid.
PROGRAMANDO NOSSOS OBJETOS:
No evento STEP do obj_player,coloque o seguinte código:
- Código:
-
if keyboard_check(vk_up) then y-= 5 //Esse código seve para que o objeto mova 5 pixel acima. if keyboard_check(vk_down) then y+=5 //Esse código serve para que o objeto mova 5 pixels à baixo. if keyboard_check(vk_left) then x-=5 //Esse código serve para que o objeto mova 5 pixels à esquerda. if keyboard_check(vk_right) then x +=5 //Esse código serve para que o objeto mova 5 pixels à direita.
Bom,esse código definirá o movimento do player,é um movimento básico por scripts.
Agora coloque no Evento Collision com o obj_player,o seguinte código:
- Código:
-
speed = 0 Bom,esse código serve para que quando o player colidir com a parede,ele para.
Bom,agora vocês podem ficar tranqüilos enquanto ao movimento do player! | |
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