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 [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1"

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CLS
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MensagemAssunto: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1"   [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Icon_minitimeSex Dez 31, 2010 9:13 am

[Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Dedraganddropparagml


[Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Abamain1
Create Instance: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Createinstance

Essa função serve para criar uma instância* na room.

Código:

Código:
instance_create(x,y,objeto)

Exemplo:

Código:
if keyboard_check(vk_space) //Se a tecla ESPAÇO for pressionada
{
instance_create(x,y,obj_bala) //Cria o objeto obj_bala
}

Create Moving: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Createmoving

Essa função serve para criar uma instância e ao mesmo tempo fazê-la se mover em uma posição e velocidade determinada pela pessoa.

Código:
var obj;
obj=instance_create(x,y,objeto)
with(obj)motion_set(direção,velocidade)

Exemplo:

Código:
if keyboard_check(vk_space)
{
var obj;
obj=instance_create(x,y,obj_tiro)
with(obj)motion_set(global.direcao,10)
}

Create Random: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Createrandom

Essa função serve para criar vários objetos de uma vez. Esses objetos são escolhidos pela pessoa.

O.B.S.: No choose você só poderá escolher 16 objetos.

Código:

Código:
instance_create(x,y,choose(objeto1,objeto2,objeto3,objeto4))

Exemplo:

Código:
if score =1500
{
instance_create(10,10,choose(obj_bonus1,obj_bonus2,obj_bonus3,obj_bonus4))
}

Change Instance: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Changeinstance

Essa função serve para fazer uma troca entre objetos. Você poderá por exemplo fazer uma troca de personagem.

Código:

Código:
instance_change(objeto,habilitar as funções do outro objeto)

Exemplo:

Código:
instance_change(obj_player2,true)

Destroy Instance: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Destroyinstance

Basicamente essa função serve para destruir a instância do objeto.

Código:

Código:
instance_destroy()

exemplo:

Código:
if lives <=0
{
instance_destroy()
}

Destroy at Position: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Destroyatposition

Essa função serve para destruir todos os objetos que estiverem na posição determinada.

Código:

Código:
position_destroy(x,y)

Exemplo:

Código:
if global.chave = 1
{
positon_destroy(25,477)
}

Change Sprite: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Changesprite

Essa função serve para trocar o sprite atual do objeto por outro.

Código:

Código:
sprite_index = nome do novo sprite

Exemplo:

Código:
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index = spr_player_cima
}

Transform Sprite: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Transformsprite

Essa função serve para transformar o sprite do objeto.

Código:

Código:
image_angle = ângulo
image_xscale = xscale

image_yscale = yscale

Exemplo:

|Indisponível.

Color Sprite: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Colorsprite

Essa função serve para alterar a cor e a transparência do sprite.

Código:

Código:
image_blend = nova cor
image_alpha= valor da trasparência

Exemplo:

Código:
image_blend = c_red
image_alpha = 1

Play Sound: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Playsound

Essa função serve para tocar um som.

Código:
sound_play(nome do som)

Exemplo: (Evento: Collision with: obj_score)

Código:
sound_play(snd_score)

Stop Sound: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Stopsound

Essa função serve para parar um som que está tocando no momento.

Código:

Código:
sound_stop(nome do som)

Exemplo: (Evento: Mouse Left Button: obj_mudo)

Código:
sound_stop(snd_musica)

Check Sound: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Checksound

Essa função serve para checar se um som está tocando. Se essa expressão for verdadeira acontece algo determinado pela pessoa.

Código:

Código:
if sound_isplaying(nome do som)
{
Ações
}

Exemplo:

Código:
if sound_isplaying(snd_musica1)
{
sound_play(snd_musica2)
}

Previous Room: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Previousroom

Essa função serve para voltar à room anterior.

Código:

Código:
room_goto_previous()

Exemplo:

Código:
if room = rm_final and lives = 9
{
room_goto_previous()
}

Next Room: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Nextroom

Essa função serve para ir à room seguinte.

Código:

Código:
room_goto_next()

Exemplo:

Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
room_goto_next()
}

Restart Room: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Restartroom

Essa função serve para reiniciar a room.

Código:

Código:
room_restart()

Exemplo: (Evento: Collision with: obj_inimigo)

Código:
room_restart()

Different Room: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Differentroom

Essa função serve para ir à uma room determinada.

Código:

Código:
room_goto(número da room)

Exemplo:

Código:
if room = rm_gameover
{
room_goto(7)
}

Check Previous: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Checkprevious

Essa função serve para checar se há uma room anterior a atual.

Código:

Código:
if (room_next(nome da room)<>-1)
{
Ações
}

Exemplo:

Código:
if (room_next(room2)<>-1)
{
room_goto_previous()
}

Check Next: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Main 1" Checknext

Essa função serve para checar se há uma room depois da atual.

Código:

if (room_previous(room)<>-1)
{
Ações
}


Exemplo:

Código:
if (room_previous(room)<>-1)
{
room_goto_next()
}

Créditos: Primeiramente a mim, por ter feito o tutorial, e ao Isaias, eu peguei as imagens do tutorial dele, estava com preguiça de recortar todos os ícones! x-D

Até o próximo tutorial pessoal!
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