Introdução:
Bom pessoal, sempre que puder vou postar uma aula de sistema por eventos, o de hoje vai ser mais fácil por ser a primeira aula, depois eu vou passando para os sistemas mais avançados e complicados. Então vamos lá, o sistema que vou ensinar hoje é o:
Sistema de viagar!
Esse sistema é muito simples, porém muito útil e pode ser usado em praticamente qualquer tipo de jogo!
Vamos ao trabalho:
1: Crie um mapa qualquer, pode ser um aeroporto com algumas moças para venderem passagens e fazerem o que você quiser
2: Crie um item no banco de dados(folhas empilhadas lá em cima>itens>número máximo>aumente um número lá.) com o nome de passaporte(pode ser o nome que você quiser) e coloque um preço se quiser que ele seja vendido(que é o que vamos fazer).
3:Agora crie um evento que venda um passaporte.
4: Crie um mapa com o desenho de um mundo, o pode ser o mapa mundi.
5: Crie um char com o desenho de uma seta, quadrado, ou qualquer coisa que sirva para indicar que lugar você irá escolher.
6:Em um evento faça uma condição:
<>Condição: Item, passaporte adquirido.
(coloque aqui para mudar o gráfico do personagem para o char da seta ou quadrado e teletransportar para o mapa mundi)
Exceção:
Mostrar mensagem: Você não tem o passaporte
7: No mapa mundi, coloque gráficos de casas, castelos, ou uma coisa que simbolize um lugar.
8: Agora vem uma parte meio chata, você tem que criar um mapa para cada lugar(gráfico) que você colocou no mapa mundi.
9:Agora, vá em um gráfico e coloque um evento em cima dele com pressionar tecla, neste evento coloque para o personagem mudar o gráfico para normal e teleportar para o mapa correspondente ao gráfico.
10: Agora teste o jogo e divirta-se!!
Aqui acaba o meu primeiro tutorial, espero que gostem!
Até mais, quero dizer, até o próximo tutorial!!!