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 Aula de sistemas por eventos #5

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xXlucasXx
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Aula de sistemas por eventos #5 Empty
MensagemAssunto: Aula de sistemas por eventos #5   Aula de sistemas por eventos #5 Icon_minitimeQui Dez 23, 2010 8:12 pm

Introdução:


Olá pessoal, voltei (depois de muito tempo XD) para mais uma aula, andei pensando qual aula eu iria ensinar na aula de hoje.Após pensar muito, decidi que hoje vou ensinar o:

Sistema de inserir senha:


Bom, esse sistema não é tão complicado, na verdade ele é mais fácil do que parece, vamos aos passos:

1: Crie um personagem vazio(sem char, face, etc) e coloque o nome dele de "senha"(ou outro nome que dê pra saber que ele vai ser usado como senha)

2: Crie um evento que vai ser o cara/porta/baú que vai pedir a senha.

3: Neste evento coloque o comando de inserir nome e coloque para inserir o nome do personagem senha.

4: Agora crie uma condição com exceção, e dentro dela coloque que se o nome do personagem senha seja a senha que você queira que seja a correta, depois coloque as ações que você queira que aconteça. Na exceção coloque uma mensagem dizendo que a senha está incorreta.

Agora teste o projeto e veja, o sistema está funcionando direitinho!
Esse sistema é muito simples, porém é muito útil e pode ser usado em qualquer tipo de jogo, mas por ser muito simples, decidi ensinar um outro sistema neste mesmo tópico e o segundo sistema vai ser o:

Sistema de transformação:


Bom, esse sistema também é bem simples, ele faz com que quando você use uma certa habilidade o personagem se transforme.
Aos passos:

1: Crie a habilidade que vai ser usada para transformar e deixe em usável na batalha e no menu.

2: Agora vá na aba de eventos comuns e crie o evento da transformação. Nele coloque processo paralelo e não marque nenhuma switch.

3: Agora coloque o coando de mudar gráficos do personagem e escolha o gráfico da transformação.

4: Coloque o comando de mudar parâmetros e aumente(ou abaixe) os parâmetros que você quer que mudem quando o personagem use a habilidade.

5: Coloque o comando de esperar e coloque os frames que você quer que a habilidade dure(60 frames=1 segundo).

6: Agora vem uma parte meio chata, você tem que ter decorado o valor dos parâmetros que você aumentou/diminuiu e coloque o valor que estava antes(se você diminuiu 30, você vai ter que aumentar 30, se aumentou 50, vai ter que abaixar 50, e assim vai)

7: Coloque o comando de mudar gráfico do personagem e coloque o gráfico que ele era antes.

Pronto, sistema feito!
Esse sistema foi feito para ser usado no sistema de batalha no mapa, eu já ensinei isso aqui, olhe a aula #4 se ainda não tiver aprendido.


Bom, essas foram as aulas de hoje, espero que gostem!

Até a próxima aula!
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