Introdução:
Olá pessoal, venho trazendo mais uma aula de sistemas por eventos, essa é um pouco mais difícil, então, mão na massa.
O sistema que vamos aprender a fazer hoje é o :
Sistema de projéteis:
Bom, esse sistema funciona assim, você aperta um botão e o seu char lança um projétil contra um inimigo no mapa, é muito útil em jogos de tiro e sistemas de batalha no mapa (depois vou ensinar como fazer um pequeno ABS, mas só depois).
Preparado? Então mão na massa!
Como sempre, vamos por passos:
1: Primeiro, crie um evento que vai ser o tiro e coloque o gráfico de um tiro (o bola de fogo, qualquer coisa que serve para ser lançado), esses gráficos são fáceis de achar no google.
2: Agora vamos criar 4 variáveis neste mesmo evento, vou explicar cada uma:
X do tiro: Crie essa variável e coloque que é igual a coordenada X deste evento (evento do tiro)
Y do tiro: Faça o mesmo que na variável anterior, mas agora coloque que é igual a coordenada Y do evento
X do herói: Faça a mesma coisa mas trocando coordenada X do herói
Y do herói: O mesmo que a variável acima, mas trocando por coordenada Y do herói
3: Feito isso, coloque um comando de posição de evento igualando as variáveis do tiro e do herói, mas como assim? Simples, coloque que a variável X do tiro é igual a variável X do herói e a variável Y do tiro é igual a variável Y do herói.
4: Agora vamos fazer uma condição em que se o herói estiver virado para baixo o evento do tiro vai olhar abaixo, assim:
<>Condição: Herói=abaixo
Mover evento:Este evento= Olhar abaixo
5: Faça o mesmo que no passo 4 mas trocando as posições, se o herói estiver a direita, o evento vai olhar para direita, e assim vai.
6: Agora coloque o comando de avançar um passo várias vezes ( o número de vezes que você colocar vai ser a distância que o projétil vai percorrer) assim:
Mover evento : Este evento
Avançar um passo
Avançar um passo
Avançar um passo
Avançar um passo
Avançar um passo
Avançar um passo
Avançar um passo
OBS: no comando de mover evento ponha ignorar se possível.
7: Agora crie um evento com a condição de se apertar certa tecla ( que vai ser a tecla que vai ser pressionada para o herói atirar) vai ativar uma switch que vou chamar de "Atirar".
8: Volte no evento do tiro e coloque como condição de início a swith "Atirando"
OBS: Coloque o evento do tiro e o evento de acionar a switch em processo paralelo.
9: Depois disso, no evento do tiro, coloque a opção de sitch para desativar a switch atirando.
Agora teste o jogo, aperte a tecla ( no meu caso eu escolhi a tecla R que é o W do teclado) e verá que sai um projétil do herói, agora só falta o inimigo.
Sistema de projéteis parte 2 :
1: Crie o evento do inimigo, em processo paralelo.
2: No evento do inimigo cria duas variáveis que serão as coordenadas X e Y do inimigo, faça igual no passo 2 da primeira parte.
3: Agora crie condições assim:
<>Condição: Variável X do tiro = X do inimigo
<>Condição: Variável Y do tiro= Y do inimigo
<>Fim
<>Fim
4: Dentro dessas duas condições coloque uma animação que vai aparecer quando o inimigo tomar o tiro.
5: Depois coloque o comando switch "Atirando" OFF
6: E por último acrescente o comando sitch local A=ON e na segunda página, marque a opção switch local A e deixe em branco.
Pronto, seu sistema de projéteis está terminado!
Agora teste o jogo para ver como ficou.
DICAS: Para deixar o sistema mais legal, coloque um som de tiro quando a switch do tiro for ativada, copie o evento do inimigo e cole em outros lugares do mapa pra fazer mais inimigos e crie um char do personagem atirando para deixar o sistema mais realista. E não se esqueça de colocar um evento do tiro e um evento que ativa o tiro em cada mapa do jogo que você quer que o personagem possa atirar.
Bom pessoal, essa foi minha aula de hoje, espero que tenham gostado!
Até a próxima aula!!!