Introdução:
Olá pessoal!
Venho trazendo mais uma aula, essa está muito boa, espero que gostem. O sistema de hoje é o:
ABS básico:
Esse tutorial vai te ensinar a fazer um ABS básico, mas que você pode adicionar mais coisas e deixá-lo mai profissional.
Então, como sempre, aos passos!
1: Crie um evento que será o inimigo.
2: Neste evento, deixe em ao tocar evento e crie algumas variáveis:
ATK do herói= Coloque igual ao ataque do herói
Vida do inimigo= Na constante, coloque o valor que você quer que seja a vida do inimigo
Ataque inimigo= Coloque na constante o valor que você que que seja o ataque do inimigo (quanto maior, mais forte o inimigo vai ser)
3: Coloque switch local A= ON
4: Crie uma nova página(também em ao tocar evento) e marque a opção switch local A= ON(não se esqueça de colocar o gráfico do inimigo lá também)
5:Crie uma condição com exceção:
<>Condição: Pressionar tecla R (W do teclado)
Opções de variável: Vida do inimigo-= Ataque do herói (isso vai fazer com que quando vc apertar a tecla escolhida a variável da vida do inimigo vai abaixar com o valor da variável do ataque do herói, ou seja, se a vida do inimigo for 100 e o ataque do herói for 20, vai subtrair. 100-20=80, então a vida do inimigo vai passar a ser 80.)
Mostrar animação: Este evento [animação do golpe que vc quer que apareça quando o inimigo for acertado].
6: Na mesma página, crie outra condição(dentro da anterior):
<>Condição: Variável Vida do inimigo <= 0(se a variável do inimigo for menor ou igual a zero)
Switch local B= ON
7: Agora na exceção coloque:
Mudar HP: todo o grupo, - Variável Ataque inimigo
Mostrar animação: Personagem [animação de quando o herói sofrer um ataque]
Opções de variável: Vida do herói= Herói - HP
8: Crie outra condição dentro da exceção:
<>Condição: Variável Vida do herói < =1(se a vida do herói for menor ou igual a 1)
Game Over
9: Agora crie outra página, marque switch local B= ON e deixe em branco(e sem o gráfico do inimigo)
Pronto!
Teste seu jogo e divirta-se!
Dicas:Crie gráficos do personagem batendo para colocar quando ele bate, leia a aula #3 e coloque o sistema de projéteis no evento inimigo.
Espero que tenham gostado, até mais!!!