Introdução:
Bom pessoal, esta é a segunda aula de sistemas por eventos trazendo um sistema muito legal, o :
Sistema de 2 players por eventos
Existe um script que possibilita criar outro personagem que pode ser controlado por outra pessoa, mas existe um jeito de fazer isso por eventos, não fica igual ao script, mas fica bom.
Então vamos lá, esse sistema é bem simples:
1: Crie um evento que será o outro personagem que vai ser controlado.
2: Neste mesmo evento, mude a velocidade para normal.
3: Coloque uma condição assim:
<>Coondição=Presionar tecla: R (R é a tecla correspondente à tecla W do teclado)
Mover evento: Este evento, mover acima.
O comando acima fará com que quando você apertar a tecla W do teclado o evento vai se mover para cima.
4: Agora faça o mesmo que no passo 3 mas agora com as teclas que farão o evento mover para os lados e para baixo.
Vou mostrar as teclas que devem ser colocadas:
X (A do teclado, fará com que o evento se mova para esquerda)
Z (D do teclado, fará com que o evento se mova para direita)
Y (S do teclado, fará com que o evento se mova para baixo)
5: Depois de fazer isso, coloque o evento em processo paralelo(ou ativado por uma switch, se você quiser) e teste o jogo.
Você verá que o evento se move normalmente com as teclas que você colocou. Mas há um problema, o evento não teleporta junto com o personagem para outro mapa. Bom, a solução disso é simples, apenas copie o evento do segundo player para todos os mapas que você deseja que ele seja jogável, o colocando em um lugar no começo do mapa, é claro.
Bom , essa foi mais uma aula de sistemas por eventos, espero que tenham gostado, até a próxima aula!